Alunos do SENAI Amazonas conquistam bronze na seletiva para o mundial de profissões

A mecatrônica é uma atividade industrial complexa que envolve tecnologias mecânica, eletrônica e computacional, uma ocupação que tem bastante demanda no mercado

As seletivas acontecem em 26 estados e no Distrito Federal

A dupla de alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Amazonas, Maurício Cardoso e Wildes Paixão, conquistou a medalha de bronze na ocupação Mecatrônica, durante a seletiva para o Worldskills 2017, a maior disputa mundial de profissões que acontece em 2017, nos Emirados Árabes Unidos. A disputa na Escola Gustavo Paiva, em Maceió, reuniu duplas de dez departamentos regionais do SENAI e de institutos federais.

O primeiro lugar na ocupação industrial de mecatrônica foi conquistado pelos gaúchos Gustavo Andreola e Lucas Tochetto, e o segundo lugar, pela dupla baiana Ariel Andrade e Gabriel Silva. Os amazonenses demonstraram entrosamento no trabalho de programar e montar uma linha de produção automatizada. Maurício foi responsável pela programação do sistema de controle da máquina. A montagem ficou por conta de Wildes que tornou possível a comunicação do sistema de controle com os equipamentos da bancada.

De acordo com o avaliador e instrutor que treinou a dupla amazonense, Marcos Lima, a disputa foi acirrada, com algumas dificuldades, como a falta de tempo para concluir os módulos e a finalização, com a simulação de uma linha de montagem industrial, destacando-se estes como os principais empecilhos dos competidores do SENAI Amazonas para a conquista do ouro.

“A medalha de bronze significa uma trajetória de ouro em minha vida no crescimento profissional e pessoal. Sinto que ao longo do período de treinamentos e da competição me transformei numa pessoa mais entrosada, organizada e um especialista no que faço”, declarou o competidor Wildes Paixão.

Para Maurício, o grande prêmio foi conquistado no decorrer dos nove meses de preparação para a Olimpíada do Conhecimento, e a entrega da medalha em Maceió veio para fechar o ciclo de intenso estudo e aprendizagem desta competição. “Todo esforço de treinamento para participar desta Seletiva WorldSkills foi reconhecido ao recebermos a medalha de bronze. O SENAI foi casa e escola para mim, pois dentro das salas de aula e do laboratório de mecatrônica me tornei um melhor cidadão e um grande profissional pronto para encarar os desafios do mercado de trabalho”, disse o programador.

A mecatrônica é uma atividade industrial complexa que envolve tecnologias mecânica, eletrônica e computacional, uma ocupação que tem bastante demanda no mercado de trabalho da capital amazonense. O SENAI atende a este segmento com a oferta do curso técnico em mecatrônica na Escola Antônio Simões, unidade que qualifica profissionais para a indústria eletroeletrônica do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Relacionadas

Leia mais

Quer se destacar no mercado de trabalho? SENAI tem inscrições abertas para cursos em todo o Brasil
6 unidades móveis do SENAI que podem surpreender você
Conheça os vencedores do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

Comentários