Rio Grande do Sul é prata em Tecnologia Automotiva na seletiva da Worldskills 2017

Com participação de 14 estados brasileiros na etapa de Caxias do Sul, vencedor foi carioca Silvio Crispim

Caxias do Sul sediou, na última semana (4 a 8 de julho), a seletiva da Worldskills 2017 na ocupação Construção em Alvenaria. Ao total, 14 alunos de diferentes estados participaram. Esta foi uma das 43 provas que acontecerão entre julho e agosto em 32 cidades brasileiras. O vencedor foi o carioca Silvio Crispim. Participam jovens com até 21 anos, que tiveram os melhores desempenhos nas ocupações em testes realizados em cada estado. “O evento é um momento de trocar experiência e novas tecnologias tanto entre os estados, quanto com empresas que participam, além de analisar os processos de ensino e aprendizagem em cada unidade do SENAI”, destaca o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Sul, Carlos Trein.

Na seletiva da ocupação Tecnologia Automotiva, realizada em São Paulo, Alan Costa Coelho ficou com a medalha de prata, e em Engenharia de Moldes para Polímeros, o gaúcho Rodrigo Misturini foi o quarto colocado. “Esta é uma oportunidade para adquirir conhecimento”, diz a mineira Malu da Silva Souza, uma das duas meninas que participaram da disputa de Construção em Alvenaria.

Outra ocupação que será realizada no Rio Grande do Sul é Tecnologia de Mídia Impressa, de 18 a 22 de julho, em Porto Alegre. Murilo Antunes da Silva, de 19 anos, será o representante do Rio Grande do Sul, que vai competir com sete alunos. “Eu quero o ouro para ir além, para me destacar no mercado de trabalho”, ressalta. Na próxima semana, as disputas acontecerão no Rio de Janeiro (Soldagem  e Joalheria) e Belo Horizonte (Panificação).

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL - A WorldSkills é a maior competição  de educação profissional do mundo, realizada em um país diferente a cada dois anos.  Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

Durante as provas, os participantes devem completar os desafios propostos pela organização da competição dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Há competições em áreas que vão desde a automação industrial, passando pela eletrônica e eletricidade até cozinha e confeitaria. Os mais bem colocados de cada uma das ocupações recebem medalhas de ouro, prata e bronze.

Relacionadas

Leia mais

SENAI promove tecnologia automotiva de ponta no Brasil
13 vídeos pra você saber tudo que aconteceu na WorldSkills 2017
Foco e tranquilidade são diferenciais da equipe brasileira que busca o bicampeonato na WorldSkills

Comentários