Estudante de São Paulo vence seletiva para mundial de profissões na ocupação Redes e Cabeamento Estruturado

Etapa de preparação da campeã Jaqueline Cerqueira, 19, durou um ano e sete meses

Competição reuniu cinco alunos do SENAI

Jaqueline Cerqueira, 19 anos, do SENAI de São Paulo, foi a campeã da ocupação Redes e Cabeamento na seletiva para a WorldSkills 2017, em Boa Vista. Ela treinou por 1 ano e 7 meses para a disputa. “Tranquei a faculdade para poder me dedicar exclusivamente à competição. Estou muito, muito feliz por ter conquistado o 1º lugar”. Se for confirmada, Jaqueline vai representar o Brasil na maior competição de educação profissional do mundo, em outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Cinco estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de aprendizagem Industrial (SENAI) participaram desta etapa. De acordo com o diretor-geral do SENAI e diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, os jovens que apostam, neste momento de crise econômica em educação profissional, terão um diferencial em sua formação quando o crescimento econômico for retomado e o país voltar a gerar empregos.

Em segundo lugar na seletiva ficou o competidor do SENAI de Minas Gerais, Rubens Rhaiann Souza, 21 anos, que treina há aproximadamente 2 anos cerca de 8h por dia. "Acredito que a Olimpíada do Conhecimento abre muitas portas para o mercado de trabalho, pois a indústria mineira sempre absorve os competidores desse evento, fora o convívio e a experiência, muito gratificante”.

O pernambucano Pedro Gabriel, 19 anos, ficou em terceiro lugar. Ele conta que conheceu a Olimpíada do Conhecimento por meio de um curso que fez no SENAI. “Meu pai é técnico em Eletrônica e sempre quis que eu fizesse um curso no SENAI, terminei o ensino médio e ia começar a faculdade, mas resolvi priorizar a Olimpíada por ela abrir um leque de oportunidades no mercado de trabalho", disse.

RIGOR TÉCNICO - Na seletiva da capital de Roraima, finalizada na sexta-feira (8), os jovens foram desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho na ocupação de Redes e Cabeamento Estruturado, dentro de prazos e padrões de qualidade exigidos internacionalmente, que possuem um rigor técnico muito alto. Nesta fase nacional, serão realizadas 43 provas em 32 cidades nos 26 estados e no Distrito Federal nos meses de julho e agosto. São 407 alunos participando de seletivas em 43 profissões da indústria com expectativa de selecionar os melhores em cada ocupação. Aqueles que conseguirem os melhores desempenhos irão para a fase de preparação para o torneio internacional.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL - A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, que se realiza em um país diferente a cada dois anos. Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

Durante as provas, os participantes devem completar os desafios propostos pela organização da competição dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Há competições em áreas que vão desde a automação industrial, passando pela eletrônica e eletricidade até cozinha e confeitaria. Os mais bem colocados de cada uma das ocupações recebem medalhas de ouro, prata e bronze.

Os competidores são estudantes de cursos técnicos e jovens profissionais de até 22 anos de idade no ano em que se realiza a competição. Para conquistar a vaga no torneio, eles participam de seletivas em seus países e, se alcançarem os índices técnicos, garantem o lugar. Cada uma das modalidades tem a participação de apenas um representante de cada país, seja uma pessoa ou uma equipe.

Essa é a primeira vez que os competidores do Brasil são escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. A mudança no modelo de avaliação foi proposta pelo SENAI, campeão da 43º WorldSkills, realizada em 2015, em São Paulo, que reuniu 1.190 competidores de 59 países. Nas edições anteriores da competição internacional, os brasileiros eram selecionados na Olimpíada do Conhecimento, o torneio de educação profissional realizado a cada dois anos pelo SENAI. O novo formato de seletivas permitirá que um número maior de pessoas visite os locais das provas e conheça os cursos do SENAI, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas.

Relacionadas

Leia mais

Competidor do SENAI na WorldSkills 2017 é destaque em especial da Rádio Senado
Alunos do SENAI do Rio Grande do Sul representarão o Brasil na Worldskills 2017
DF conquista oito medalhas nas Seletivas WorldSkills 2017; Quatro são de ouro

Comentários