Livro organizado pela CNI mostra como a China se transformou no maior exportadora global

O protagonismo global dos chineses tem impactado os fluxos de comércio com o Brasil e desafia a Organização Mundial do Comércio (OMC)

A combinação de uma agenda de reformas econômicas e do papel preponderante do Estado na economia transformou a China no maior exportador mundial. Nos últimos 15 anos, desde a entrada do país na Organização Mundial do Comércio (OMC), as exportações do gigante asiático cresceram quatro vezes mais do que a média das demais economias. Atualmente, um em cada cinco produtos industriais vendidos no mundo é chinês. O protagonismo global dos chineses tem impactado os fluxos de comércio com o Brasil e desafia a OMC.

Esse e outros temas são discutidos em 488 páginas do livro Políticas Industriais e Comerciais da China sob a perspectiva das regras da OMC . A obra tem o prefácio do Secretário de Comércio Exterior, Daniel Godinho, e artigos de 45 autores, dentre eles a ex-representante de comércio dos Estados Unidos Charlene Barshefsky, o ex-secretário de Comércio Exterior Welber Barral, o diplomata Felipe Hees e especialistas em comércio internacional de Brasil, Estados Unidos, Europa e China. A obra foi organizada pelos especialistas em Negociações Internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Fabrízio Panzini e Eduardo Freitas, a gerente-executiva da área, Soraya Rosar, e o advogado e sócio do escritório Campos, Fialho, Canabrava, Borja, Andrade, Salles Advogados, Lucas Spadano.

Dentre os assuntos abordados no livro estão:

1.    O funcionamento do sistema econômico chinês caracterizado por uma complexa coordenação institucional, juros baixos, câmbio desvalorizado e relação intensa e sistemática entre bancos públicos e empresas estatais;

2.    Os compromissos de reformas econômicas da China assumidos na entrada na OMC e aqueles que o país cumpriu e não cumpriu;

3.    Os casos jurídicos abertos contra a China na OMC em assuntos como conteúdo local no setor automotivo, propriedade intelectual, acesso a mercados no setor de serviços financeiros e restrições às exportações e controle de preços no setor de mineração;

4.    Análise comparada do uso de medidas de defesa comercial contra a China por Brasil, Estados Unidos e União Europeia.

O livro é uma obra completa e traz lições importantes ao Brasil sobre as políticas adotadas pela China e também sobre o uso de medidas de defesa comercial. Faça o download gratuito do primeiro capítulo do livro.

SAIBA MAIS

Políticas Industriais e Comerciais da China sob a perspectiva das regras da OMC
Editora: Elsevier
Organizadores: Fabrizio Sardelli Panzini, Lucas E. F. A. Spadano, Eduardo Freitas Alvim e Soraya Rosar
Formato: 17x24cm
Páginas: 488
Preço: R$ 129,90

Relacionadas

Leia mais

Problemas históricos de infraestrutura do país podem ser transformados em oportunidade de investimentos
Rede CIN, Apex-Brasil e Sebrae promovem encontros de negócios e capacitações em internacionalização em junho
5 serviços que a CNI oferece para pequenas e médias empresas

Comentários