SENAI inaugura escola em Paraíso do Tocantins na próxima quinta-feira (7)

Centro de Formação Profissional Antônio Conceição Cunha Filho conta com diversos espaços que poderão ser equipados de forma a atender aos mais variados segmentos

A população de Paraíso do Tocantins, região central do estado, recebe na próxima quinta-feira (7), o Centro de Formação Profissional Antônio Conceição Cunha Filho. Em 2.371 m², a nova escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) conta com 10 salas de aula, um mini auditório, uma sala de recursos didáticos e cinco espaços para laboratórios que poderão ser equipados conforme a demanda da indústria de Paraíso e Região do Vale Araguaia.

A estrutura do CFP levou em consideração a flexibilidade para atender aos mais variados segmentos. “Inicialmente serão oferecidos cursos no setor de vestuário, automobilística, alimentos e bebidas, tecnologia da informação, construção civil além dos cursos de gestão”, explica a diretora regional do SENAI Tocantins, Márcia Rodrigues. As inscrições estarão abertas na próxima semana e os cursos iniciam a partir de maio.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e diretor do Conselho Regional do SENAI, Roberto Pires, falou sobre o investimento na região. “O Centro de Formação amplia a presença do Sistema FIETO na região do Vale do Araguaia, antes representado por um posto de atendimento. Com maior capacidade para formar mão de obra qualificada vamos atender a demanda do empresário industrial e incentivar a geração de empregos para a população local que poderá trabalhar nas indústrias da região”, explica Pires.

Cerca de 225 empresas industriais das áreas Gráfica, de Alimentação, Construção Civil, Vestuário, Mecânica, Metalurgia e de Material Elétrico estão instaladas em Paraíso do Tocantins.

Homenageado
Antônio Conceição Cunha Filho foi o fundador e primeiro presidente do Sistema FIETO (1992 a 1998) sendo homenageado pela importante contribuição dada à indústria tocantinense. Brasileiro, casado, advogado tributarista e empresário, nasceu no dia 06 de março de 1945, na cidade de Botucatu, estado de São Paulo. Em 1980 se mudou para a então região Norte de Goiás, hoje Tocantins, se estabelecendo na cidade de Araguaína. Ali, iniciou suas atividades empresariais no segmento da construção civil, com ramificações na indústria de minerais não metálicos. Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA) no biênio de 1986/1988.

Em 1992, com apoio de empresários, fundou o Sistema da Federação das Indústrias no Estado do Tocantins com os Departamentos Regionais do Serviço Social da Indústria (SESI), do SENAI e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), após a criação dos sindicatos patronais da indústria que o elegeram como o primeiro presidente (triênio 1992/1995). Em 1995, foi reeleito e cumpriu o seu mandato até 15 de março de 1998. No Sistema da Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi membro da diretoria e Conselheiro Nacional do SESI/SENAI.

Relacionadas

Leia mais

Indústria oferece 600 vagas gratuitas de capacitação para micro e pequenas empresas em abril
VÍDEO: Centro SENAI Albano Franco, em Aracaju, tem mais de 4 mil alunos
5 cursos gratuitos do SENAI pra você aprender uma profissão

Comentários