SESI faz mobilização contra Aedes aegypti nas escolas do Amazonas

Cerca de 3 mil alunos de Manaus e do interior do estado participaram do Dia Nacional de Mobilização das Escolas SESI e SENAI contra o mosquito Aedes aegypti

Crianças participam da mobilização contra o Aedes aegypti

O Serviço Social da Indústria do Amazonas (SESI/AM) mobilizou, nesta sexta-feira (4), cerca de 3 mil alunos de suas escolas de Manaus e do interior do estado no Dia Nacional de Mobilização das Escolas SESI e SENAI contra o mosquito Aedes aegypti, promovido em todo o Brasil pelo Sistema Indústria. Na programação, as escolas realizaram caminhadas, palestras e oficinas de sensibilização sobre o tema.

Durante todo o dia, o SESI mobilizou não apenas alunos e seus familiares, mas também a comunidade no entorno das escolas, oferecendo informações relevantes sobre o combate ao mosquito. Na Escola SESI Adalberto Ferreira do Vale, no Adrianópolis, uma caminha de cerca de 30 minutos marcou a mobilização, com a participação de 300 pessoas, entre alunos, pais e professores. Durante a caminhada, que percorreu várias ruas do entorno da escola, os alunos distribuíram panfletos educativos e sensibilizaram os moradores para o combate ao mosquito.

A aluna do 4º ano Bárbara Figueira, de 9 anos, disse que se os adultos não estão ajudando na prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes  aegypti, mas que as crianças estão dando exemplo e contribuindo para combater o mosquito, alertando para que as pessoas não deixem água parada dentro das vasilhas de suas residências.

A gerente da Unidade, Sínthia de Lima, disse que a mobilização é uma prática importante e que, para as crianças, nada melhor do que colocar em prática tudo o que aprenderam na sala de aula por meio de palestras, debates e vídeos explicativos sobre o vírus da dengue, ressaltando que os alunos construíram cartazes e estão entregando aos moradores do entorno da escola, além de repassar tudo o que aprenderam para os seus familiares.

Ao avaliar o resultado da mobilização, a diretora técnica do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos, afirmou que as escolas da Rede SESI assumem um importante papel como auxiliares na circulação das informações sobre o mosquito e sua proliferação, e também sobre as doenças – dengue, febre chikungunya e zika – e a relação que existe entre elas.

A rede SESI no Amazonas reúne cerca de 5 mil alunos. O SESI é  representado por oito escolas - cinco em Manaus, uma em Parintins, uma em Itacoatiara e uma em Iranduba.

Relacionadas

Leia mais

Sesi e Senai promovem mobilização nacional contra o Aedes aegypti
PDA realiza oficina para sindicatos sobre mobilização para defesa de interesses

Comentários