Curso de Direito é um dos mais disputados do Brasil. Conheça um pouco mais da área

No ano passado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) registrou mais de 270 mil matrículas em cursos técnicos e 1,3 milhão nos de iniciação profissional em todo o Brasil

Qual o seu sonho profissional? Com o que você imagina estar trabalhando daqui a 10 anos? Somente em 2016, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) disponibilizou mais de 200 mil vagas em universidades públicas no país. Escolher um curso, dentre tantas opções, não é tarefa fácil. Além das áreas de graduação, existem os cursos técnicos e os de iniciação profissional, que também podem ser o caminho para alcançar seu sonho. Em todo o ano passado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) registrou mais de 270 mil matrículas em cursos técnicos e 1,3 milhão nos de iniciação profissional em todo o Brasil. 

Para ajudar na escolha, a Agência CNI de Notícias veicula, a partir de hoje, e sempre quinzenalmente, a série Minha Profissão , com entrevistas e reportagens sobre diferentes áreas do mercado de trabalho. Vamos conversar com profissionais técnicos ou que fizeram ensino superior para explicar um pouco sobre o que estudar, perfil profissional, carreira e mercado, começando pela graduação em Direito, uma das áreas mais disputadas em todo o Brasil. 

Alexandre Veronese é presidente da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDi) e professor na Universidade de Brasília (UnB). Para ele, quem se formar no curso pode trabalhar em áreas muito diferentes entre si. Confira a entrevista que ele concedeu à Agência CNI de Notícias: 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Em quais carreiras uma pessoa formada em Direito pode atuar? 

ALEXANDRE VERONESE - 
Em carreiras bastante diferentes, como de analista judiciário nos tribunais, delegados de polícia e profissões jurídicas que não se resumem à trinca tradicional: advocacia, magistratura e Ministério Público. Também é bem comum trabalharem dentro da área empresarial como consultores e auxiliares. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - O que se estuda dentro da faculdade? 

ALEXANDRE VERONESE - 
Em termos amplos, o curso de Direito tem uma formação que não se resume somente à teoria do Direito, mas também a áreas como Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História, Filosofia e Psicologia. Além da formação teórica, existe uma formação prática do Direito aplicado, próximo das funções profissionais que devem ser desempenhadas futuramente. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - E depois da faculdade? 

ALEXANDRE VERONESE - 
Cada vez mais se afirma a importância da formação continuada. Ele não vai estudar somente para ingressar em uma profissão e depois ficar lá parado. Ele vai ter que buscar outros conhecimentos para sempre estar atualizado e integrado com as necessidades profissionais que vão surgir e que não podem ser previstas hoje. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Como é o mercado? 

ALEXANDRE VERONESE - 
O Direito apresenta uma boa inserção. Não é simples. Se for na área privada, a pessoa tem que estudar muito para conseguir um perfil forte e competitivo. Na área pública, os concursos são muito concorridos. Mas tenho certeza que os resultados de remuneração e satisfação profissional são muito grandes. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Quais as diferenças de atuação nas áreas pública ou privada? 

ALEXANDRE VERONESE - 
Os dois tipos de profissões são muito interessantes. Na área pública normalmente você segue uma carreira com uma previsão de estabilidade, em um percurso claro. Enquanto na área privada, você encontra demandas e desafios que podem modificar completamente o seu perfil profissional. A tendência é que a área privada seja mais dinâmica em termos de desafios. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Como você enxerga o futuro do Direito? 

ALEXANDRE VERONESE - 
As profissões jurídicas no Brasil tendem, cada vez mais, a demandar uma visão para o exterior. O país tem que se integrar em um “sistema mundo” onde nossos direitos não sejam isolados dos países com que temos relação. Os grandes escritórios no Brasil já discutem como se relacionar com outros do resto do mundo. 

Relacionadas

Leia mais

SESI lança plataforma com soluções em saúde e segurança no trabalho para a indústria
9 serviços do SESI para a indústria da construção
Ex-alunos do SENAI são referências nas áreas empresarial, automobilística e moda

Comentários