De qualificação técnica a mestrado e doutorado: o SENAI tem muito mais cursos do que você imagina!

Apenas em 2015 o SENAI registrou mais de 3,4 milhões de matrículas em cursos de formação inicial e continuada, técnico, graduação tecnológica, mestrado e doutorado

Desde 1942, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial capacitou quase 70 milhões de pessoas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) atende 2.700 municípios de todo o Brasil. Ao todo, são 580 unidades fixas e 449 unidades móveis. Com essa infraestrutura, apenas em 2015 o SENAI registrou mais de 3,4 milhões de matrículas em cursos de formação inicial e continuada, técnico, graduação tecnológica, mestrado e doutorado.

Há opções para as diversas fases da sua vida profissional. Seja para você que quer se qualificar e conseguir o primeiro emprego, ou para quem está em um estágio avançado da carreira. Por isso, preparamos uma lista com os principais tipos de cursos oferecidos pelo SENAI. Com certeza, um deles pode ser o que você procura! Veja abaixo quantas opções:

A formação inicial é basicamente a sua porta de entrada no SENAI. É a educação profissional destinada a qualificar jovens e adultos, independente de escolaridade. A formação inicial no SENAI é desenvolvida por meio de cursos e programas de aprendizagem industrial básica e qualificação profissional básica. A carga horária mínima é de 160 horas.

Para fazer um curso de aprendizagem industrial básica é preciso ter entre 14 e 24 anos. Mas esse limite de idade não se aplica aos portadores de deficiência. O tempo de duração pode variar, no entanto a carga horária mínima é de 400 horas. Os cursos são gratuitos.

Durante o curso de aprendizagem industrial, o aluno pode estudar regularmente na escola de origem, ficando outro período na unidade do SENAI. Enquanto matriculado no SENAI, ele se torna aprendiz com contrato e salário pago pelas empresas que contribuem com o Sistema Indústria. Para ser aprendiz, é preciso passar por um processo seletivo.

Por conta disso, o plano de curso prevê uma etapa de prática profissional curricular em determinada empresa, com total respeito às normas relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho. Essa prática profissional, quando ocorrer, será acompanha de perto pelo SENAI, já que faz parte do currículo.

Exemplos: Eletricista Industrial, Torneiro Mecânico, Pintor de Obras e Costureiro Industrial.

Os cursos e programas de qualificação profissional básica são para jovens e adultos a partir de 16 anos de idade, e têm por objetivo formar e desenvolver competências de um determinado perfil profissional. São cursos com carga horária mínima de 160 horas, e para qualquer nível de escolaridade.

Exemplos: Eletricista, Pedreiro e Carpinteiro.

A educação profissional técnica de nível médio é destinada a jovens e adultos matriculados ou que já concluíram o ensino médio. Essa qualificação técnica do SENAI é desenvolvida por meio de cursos e programas de aprendizagem industrial técnica, qualificação profissional técnica, habilitação técnica e especialização técnica. A carga horária mínima é de 800 horas, e pode variar de acordo com o curso escolhido.

Exemplos: Mecânica, Edificações, Metalurgia, Eletrônica, Química, Segurança do Trabalho, Telecomunicações, entre outros.

NA INTERNET - Acesse o Mundo SENAI para ter orientação profissional e ver o guia de profissões.

No SENAI,  a educação superior abrange cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológico) e pós-graduação Latu Sensu (especialização e MBA) ou Stricto Sensu (mestrado e doutorado). É aberta a candidatos que tenham concluído o ensino médio, e que tenham sido classificados em vestibular.

A duração dos cursos de graduação tecnológica é de dois a três anos. Os cursos de bacharelado e licenciatura duram quatro anos. No caso da pós-graduação, a carga horária é de no mínimo 360 horas. Quem termina um curso superior no SENAI terá certificado (especialização) ou diploma (graduação ou de pós-graduação stricto sensu). O SENAI possui 50 instituições de ensino superior (IES) em 13 estados do país.

Exemplos de cursos superiores:
Tecnológico: Automação Industrial, Fabricação Mecânica, Mecatrônica Industrial, Manutenção Industrial, Redes de Computadores, Alimentos e Produção de Vestuário.

Bacharelado: Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação.

Licenciatura: Educação Profissional.

Latu Sensu (pós-graduação e MBA): Eficiência Energética, Gestão Ambiental, Tecnlogia e Gestão da Inovação e Design de Moda.

Stricto Sensu (mestrado e doutorado): mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial, além de doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial.

VÍDEOS - Veja como é cada profissão e o que fazem alguns técnicos e tecnólogos (que fizeram graduação tecnológica) na série Futura Profissão , feita pelo Canal Futura em parceria com o SENAI.

São cursos de curta duração para quem, por exemplo, já terminou um curso de qualificação profissional básica ou um curso técnico de ensino médio. A carga horária é variável. A ideia é aperfeiçoar ou especializar o trabalhador que atua em determinada área da indústria.

Exemplos: Controladores Lógicos Programáveis, Impermeabilização de Estruturas, Automação Predial e Controle Dimensional.

Relacionadas

Leia mais

SESI lança plataforma com soluções em saúde e segurança no trabalho para a indústria
VÍDEO: SESI lança Centros de Inovação. Veja no Minuto da Indústria
Vencedores do Prêmio Nacional de Inovação serão conhecidos em 13 de maio

Comentários