Bate-papo vai aproximar sindicatos empresariais do país

Ao longo do ano, acontecerão 52 encontros em 26 estados brasileiros

Mesmo que representem setores e regiões distintos, os desafios cotidianos dos sindicatos industriais são muito parecidos. É bem provável, portanto, que as soluções e inovações desenvolvidas por um sindicato possam servir para outros. Com isso em mente, o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), lançou o Bate-papo Sindical, que vai proporcionar o encontro entre líderes e executivos de sindicatos empresariais de diversos setores e estados, para a troca de experiências bem sucedidas. 

Ao longo do ano, acontecerão 52 encontros em 26 estados brasileiros. A dinâmica do encontro será assim: a federação de indústria que realizará o bate-papo indica um sindicato local para apresentar suas práticas. A CNI convida mais um sindicato, que deve ser de outro estado e setor. Além dos casos de sucesso dos sindicatos convidados, o mediador do encontro também acrescenta outras experiências que possam enriquecer o debate. 

"O Bate-papo é uma resposta do PDA para melhorar o relacionamento entre os sindicatos, aproximando seus líderes e executivos. A ideia é fazer desse projeto um incentivo à inovação nos sindicatos e também um canal para a divulgação do Catálogo de Boas Práticas Sindicais", afirma Camilla Cavalcanti, gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI. 

Cada encontro terá foco em uma dos temas relacionados à atuação dos sindicatos: defesa de interesses, negociação coletiva, gestão sindical, e, por fim, prestação de serviços às empresas. A conversa terá duração de duas horas. 

Confira os primeiros Bate-papos Sindicais do ano, que acontecem ao longo de março: 

Belo Horizonte (MG) 
Gestão Sindical - 16 de março 

Caxias do Sul (RS) 
Gestão Sindical - 22 de março 

Relacionadas

Leia mais

CNI lança manual com melhores práticas em negociações  coletivas para empresas e sindicatos
5 motivos para fazer parte do sindicato do seu setor
Nova lei trabalhista fortalece importância dos sindicatos

Comentários