Feira Internacional do Mármore e Granito traz tendências e palestras de especialistas

Realizada em Vitória-ES e em sua 41ª edição, a Vitória Stone Fair reunirá 300 expositores brasileiros e 120 internacionais

Construção sustentável, exportação competitiva para os Estados Unidos e Design Industrial são alguns dos temas das palestras do evento

Em sua 41ª edição, a mais importante feira do mármore e granito das Américas, a Vitória Stone Fair, reunirá 300 expositores brasileiros e 120 internacionais de países como a Turquia, Itália, Índia, Portugal, China, Egito, Grécia e Paquistão. Essa internacionalização reforça a importância do Brasil no setor, consolidando a feira como referência para o mercado da pedra, da construção civil, da arquitetura e design. Em uma economia em recessão, o mercado cresce e traz divisas para o Brasil. 

Berço da maior geodiversidade do mundo, com quartzitos, mármores, ardósias, granitos exóticos e pedras translúcidas, o Brasil possui mais de mil tipos de rochas ornamentais, entre básicas e exóticas, resultantes da combinação de diferentes cores, texturas, tonalidades e fatores climáticos e geomorfológicos, que auxiliam na formação do padrão estético. O setor investe constantemente em novas tecnologias para modernizar o processo de extração e aprimorar tecnologias para o acabamento das peças de forma a atender às criações dos arquitetos mais arrojados. Além das rochas ornamentais, os visitantes terão a oportunidade de conhecer novas formas de beneficiamento das pedras, insumos, maquinários, novas tecnologias além de participar de palestras e debates. 

MERCADO EM EXPANSÃO - Segundo o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), que utiliza como base os números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), os mármores polidos de empresas do Espírito Santo registraram um crescimento nas vendas para o exterior de 45,04% em 2015, se comparado com 2014, e ganham espaço em residências e projetos comerciais nos Estados Unidos, no Canadá, na Itália, na Espanha e no Reino Unido. 

Os Estados Unidos continuam sendo o grande comprador dos granitos brasileiros, principalmente dos exóticos; seguidos pelo Canadá e México. Do total exportado em 2015, US$ 808,5 milhões foram vendidos para esses três países. “O setor precisou se reinventar em 2008 e 2009 por conta da crise nos Estados Unidos, e agora percebemos claramente a retomada desse mercado, o principal parceiro do Brasil no setor”, reforçou a superintendente do Centrorochas. 

PALESTRAS - Alguns temas serão debatidos durante o evento, como “Construção sustentável: construindo com rochas naturais”, que debaterá as normas para entrada de chapas e demais produtos na Alemanha, por Reiner Ralf Krug, DNV; “Exportação mais competitivas para os EUA”, por Jefferson Michaelis - Presidente da Brazil-Florida Chamber of Commerce; e “Design industrial, planejamento urbano e transporte e arquitetura no Rio de Janeiro”, com foco nos Jogos Olímpicos de 2016, por Luiz Eduardo Indio da Costa e Guto Indio da Costa. 

A Vitória Stone Fair | Marmomacc Latin America 2016 é realizada pela Milanez & Milaneze e promovida pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado (Sindirochas) e Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag). Conta também com apoio institucional da Confederação Nacional da Indústria (CNI ), do Governo do Estado do Espírito Santo, Sistema Findes, Centrorochas, Marble Institute of America e Sebrae, dentre outros. 

SAIBA MAIS

VITORIA STONE FAIR | MARMOMACC LATIN AMERICA 2016 
41ª Feira Internacional do Mármore e Granito. 
Data: de 16 a 19 de fevereiro de 2016. 
Horário: 13h às 20h (acesso até as 19h). 
Local: Carapina Centro de Eventos – Vitória, Espírito Santo. 
Telefone: 55 (27) 3434-0600  55 (27) 3434-0600 / (27) 3434-0604  (27) 3434-0604 
E-mail: [email protected] 
Mais informações: www.vitoriastonefair.com.br 

Relacionadas

Leia mais

Brasileiros começam o ano mais confiantes, mostra pesquisa da CNI
Indústria defende maior participação do Brasil em acordos internacionais de serviços
Cartilhas da Rede CIN explicam temas essenciais para melhorar as suas chances no comércio exterior

Comentários