6 mudanças que a CNI propõe para reformar a Previdência Social

A Agência CNI de Notícias publica, a partir desta quarta-feira (24), uma série de reportagens especiais e debates sobre as Reformas que o Brasil precisa: da Previdência, a tributária e a trabalhista

1. Adotar idade mínima com avanço gradual ao longo dos anos 
O brasileiro hoje se aposenta, em média, com 58 anos, quando somadas as aposentadorias por tempo de contribuição e por idade. A maior parte dos países adota uma idade mínima com uma correção ao longo do tempo, uma vez que vem aumentando a expectativa de vida da população. 

2. Equiparar o tempo de contribuição de mulheres e homens 
Na aposentadoria por tempo de contribuição, os homens se aposentam, em média, com 55,6 anos. E as mulheres, com 52,9 anos. A CNI defende a equiparação, respeitando os direitos já adquiridos. 

3. Equiparar as regras para aposentadoria dos professores e dos trabalhadores rurais às dos demais trabalhadores 
É preciso garantir o tratamento isonômico, como ocorre na maioria dos países. 

4. Diferenciar o piso da previdência do piso dos benefícios assistenciais 
Além disso, desvincular o reajuste dos benefícios previdenciários e assistenciais dos aumentos aplicados ao salário mínimo. 

5. Promover melhorias nos instrumentos de prevenção de acidentes de trabalho existentes 
A CNI defende a retirada dos acidentes de trajeto e os afastamentos que não geram ônus para o INSS do cálculo do Fator Acidentário de Prevenção (FAP). Além da atualização periódica das alíquotas dos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT) dos setores econômicos e da admissão de metas de segurança e saúde no trabalho para fins de participação nos lucros. 

6. Criação de um Portal do Empregador na página eletrônica do Instituto Nacional do Seguro Social 
Com o portal, as empresas poderão fazer consultas aos casos de Acidentes do Trabalho que forem abertos, acompanhar a situação dos empregados afastados, agendar a perícia médica, consultar o inteiro teor do andamento dos processos administrativos em curso, entre outras funcionalidades. 

SÉRIE ESPECIAL - Agência CNI de Notícias publica, a partir desta quarta-feira (24), uma série de reportagens especiais e debates sobre as Reformas que o Brasil precisa: da Previdência, a tributária e a trabalhista. 

A primeira, que já está no ar, é sobre a da Previdência. Na próxima quarta-feira (2 de março), vai ao ar a segunda reportagem, sobre a reforma tributária e, no dia 9, sobre a reforma trabalhista. Sempre nas quintas-feiras seguintes, o tema da semana será a pauta de um bate-papo com especialistas, mediado por um jornalista. O debate será transmitido ao vivo pelo Periscope - ferramenta do Twitter. Para assistir, basta acessar o perfil da CNI a rede social. Acompanhe! 

Relacionadas

Leia mais

Uma reforma essencial
Idade mínima e isonomia entre trabalhadores devem ser prioridade na reforma da Previdência, aponta CNI
CNI promove bate-papo sobre a necessidade da reforma da Previdência Social nesta quinta-feira (25)

Comentários