8 dicas para ser um ótimo estagiário e ter sucesso na carreira profissional

Há mais de 40 anos o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) promove a integração entre estudantes e as empresas para que eles desenvolvam suas carreiras com qualidade

Instituto Euvaldo Lodi (IEL) ajuda a preparar os jovens para o mercado de trabalho. A cada ano, mais de 150 mil estudantes fazem novos estágios em todo o Brasil. Há mais de 40 anos, o IEL promove a integração entre estudantes e as empresas para que eles desenvolvam suas carreiras com qualidade. A Agência CNI de Notícias conversou com a especialista do IEL Hellen Gomes, que explicou a importância do estágio para os jovens. Assista: 

Também selecionamos algumas dicas e orientações elaboradas pelo IEL para você ser bem sucedido no estágio e na carreira. Confira:

1. Escolha bem a empresa em que pretende estagiar
É importante conhecer como a empresa funciona (cultura organizacional). Saber quais são as atividades do ambiente de trabalho para ter certeza se é ali que deseja iniciar sua carreira.

2. Vista-se adequadamente
As roupas devem ser formais e discretas. A sua credibilidade pode ser comprometida ao usar peças inadequadas no ambiente de trabalho

3. Seja pontual
Cumpra os seus horários, informe aos seus gestores atrasos e faltas eventuais. O ambiente é de trabalho e você é importante para ajudar nas tarefas.

4. Mantenha-se flexível
Aceite as atividades passadas pelo gestor e tenha sabedoria e flexibilidade em relação ao conhecimento adquirido na faculdade. Nem tudo da teoria tem resultado prático. Isso depende da atividade da empresa. Essa fase da vida é o momento de definir planos e alcançar resultados que vão contribuir para a nova carreira. O aprendizado é a maior riqueza para o futuro profissional.

5. Comunique-se bem
Aprenda a comunicar-se com formalidade, na medida certa, saiba expor as suas ideias com clareza e objetividade, evite palavrões e gírias. Não tenha medo de perguntar, evite dúvidas, interaja com os colegas na realização das tarefas e troque experiências. Você tem muito a aprender e ensinar.

6. Seja proativo
Sugira ideias com base no seus conhecimentos para otimizar os trabalhos, leve inovação, use a tecnologia para melhorar o seu desempenho e contribuir para aperfeiçoar os processos das empresa, coloque em prática as ferramentas e técnicas de gestão que aprende na faculdade e são aplicáveis no ambiente de trabalho.

7. Cuidado com as redes sociais
Use com cautela, priorize o acesso para as atividades do estágio, caso necessário, e cuidado com as mensagens, fotos e comentários postados nas redes. As empresas também costumam avaliar a postura dos seus estagiários na internet.

8. Tenha um mentor no estágio
Escolha alguém que possa orientar você sobre a melhor forma de atuação na sua área profissional, que possa dar dicas valiosas para desempenhar melhor a sua função e crescer profissionalmente. O mentor deve conhecer bem a cultura da empresa e não precisa ser chefe ou gestor.

Relacionadas

Leia mais

Cinquenta e seis estudantes do SENAI e do Senac embarcam para Abu Dhabi
Aumenta a oferta de emprego na indústria, informa CNI
Educação profissional pode aumentar as chances de conseguir um emprego

Comentários