Aplicativo que identifica problemas de vazamentos e falta de água é premiado

Aplicativo recebeu o primeiro lugar no concurso Hackaton: A Água. E Você?, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) e MCI Brasil

Shelley Carneiro, gerente-executivo de Meio Ambiente da CNI, entrega premiação aos criadores do aplicativo Drommer

Um aplicativo que identifica problemas como vazamentos, falta de água em prédios e casas, enchentes e água parada com risco de dengue recebeu o primeiro lugar no concurso Hackaton: A Água. E Você?, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) e MCI Brasil. O projeto, que tem apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi criado pelo clínico geral e programador Pedro Paulo Corrales Faria, em parceria com o programador Yelken Gonzales. A premiação, entregue na terça-feira (24), tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a gravidade da escassez de água.

Por meio do aplicativo, chamado Dropper, todos podem ter a mão, em tempo real, acesso a dados sobre problemas comuns relacionados à água e o local onde estão ocorrendo. O aplicativo traz informações sobre níveis dos reservatórios na região, além de atividade educativa que ensina, por exemplo, o funcionamento do relógio contador de água residencial, e informações sobre a fatura.

“O Dropper é um aplicativo georeferenciado de interface simples, agradável e intuitiva, para população informar problemas e se educar quanto ao consumo de água e para as autoridades planejarem ações estratégicas”, descreve Pedro Faria na defesa da tecnologia.

O aplicativo estará disponível em breve para download nas plataformas Android e IOS. A iniciativa contou com o patrocínio da Gama Engenharia.

ACIMA DAS EXPECTATIVAS - De acordo com o idealizador do Hackaton, Rodrigo Cordeiro, diretor da MCI Brasil, foram realizadas 89 inscrições e apresentados nove aplicativos. “Todas as soluções são encantadoras e extrapolaram as expectativas”, destacou. O concurso foi realizado em parceria com a Campus Party, maior evento de programadores e hackers do Brasil e do mundo.

Relacionadas

Leia mais

CNI e Anvisa assinam acordo de cooperação para aprimorar normas para indústria
Estímulo à produção de gás natural em terra pode criar 2.600 empregos por ano em Minas Gerais
7 formas de reduzir o consumo de água em uma empresa

Comentários