2015 marca o fortalecimento e a ampliação do PDA

O Associa Indústria, projeto do PDA criado pela parceria entre a CNI e o Sebrae, puxou o crescimento

As iniciativas de promoção do associativismo bateram recordes em 2015. Entre janeiro e outubro, o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) somou 874 ações para empresários, lideranças e executivos sindicais. O número é 45% maior do que o do ano passado e é o maior número desde a criação do Programa, em 2007.

O Associa Indústria, projeto do PDA criado pela parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), puxou o crescimento. Foram 672 ações, contra 411 em 2015.  Já o Avança Sindicato, projeto voltado para o aprimoramento da gestão sindical, registrou 202 cursos e palestras, nove a mais que no período anterior.

A ampliação das atividades representou um importante suporte às indústrias e aos sindicatos empresariais, mesmo num período em que o Brasil passa por um processo de ajuste e correção de rota.  "Apesar do ano difícil, as ações continuaram despertando o interesse dos empresários porque ajudam as empresas a aumentar sua produtividade e diminuir os riscos", destaca a gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti.

ASSOCIA INDÚSTRIA MOBILIZA EMPRESÁRIOS - O segundo ano do Associa Indústria mostrou como o projeto responde a problemas comuns das empresas. Os cursos mais demandados por sindicatos para oferecer indústrias abordam temas trabalhistas, como o atendimento à fiscalização e o cumprimento das leis do trabalho. Esses dois assuntos responderam por 198 das 672 capacitações. 
Ainda na temática trabalhista, um curso novo, desenhado em conjunto com a Gerência-Executiva de Relações do Trabalho da CNI, também merece destaque. Como lidar com as NRs (normas regulamentadoras) que mais impactam a indústria? teve 113 edições no ano de estreia.

O curso detalha as exigências e esclarece dúvidas dos empresários sobre a adaptação às regras de saúde e segurança no trabalho. A criação do curso atendeu a demandas recorrentes de empresas por orientação sobre como cumprir corretamente as determinações, uma vez que muitas autuações são provocadas por desconhecimento das regras.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS MELHORA GESTÃO SINDICAL - Outra novidade do PDA, fruto de parceria com a Área Corporativa de Arrecadação e com a Gerência-Executiva de Relações do Trabalho no âmbito do Avança Sindicato, foi dar aos sindicatos acesso ao Sistema de Inteligência de Negócios da Indústria. Do final de 2014 até novembro de 2015, 185 sindicados se habilitaram para usar o Sistema, que reúne indicadores sobre indústrias representadas, negociação coletiva, arrecadação e regularidade do sindicato. O conteúdo auxilia as entidades a montar planos de trabalho para aproximação com as indústrias e a tomar decisões que confiram maior eficiência à sua atuação.

O uso do sistema não tem custo e, para acessá-lo, os gestores sindicais precisam apenas consultar as federações de indústrias do estado sobre como funciona o cadastro. A meta da Gerência de Desenvolvimento Associativo da CNI é que, no ano que vem, o número de usuários supere 300 sindicatos. "O acesso ao sistema permite aos sindicatos uma visão mais ampla sobre aspectos determinantes de gestão e isso faz a diferença no planejamento da atuação de cada entidade. Por isso, esperamos incluir mais sindicatos no ano que vem", afirma Camilla Cavalcanti, gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI.

NOVA FRENTE DE TRABALHO - Além dos projetos Avança Sindicato e Associa Indústria, em 2015 a CNI e as federações de indústria desenvolveram cinco projetos estratégicos voltados à modernização sindical. Um dos projetos que chama atenção é o Condomínio Sindical. A partir de pesquisa e de entrevistas a agrupamentos de sindicatos industriais já existentes, foi elaborado um modelo para a implantação ou a otimização de estruturas compartilhadas por diferentes sindicatos. Os resultados esperados são a melhora da capacidade dos sindicatos de representar e de prestar serviços às indústrias, assim como a redução dos custos de operação.

Além do Condomínio Sindical, a Rede de Desenvolvimento Associativo - formada por CNI e áreas sindicais das federações - liderou outros quatro projetos considerados estratégicos: o Catálogo de Boas Práticas Sindicais, que consolidou ações inovadoras que podem inspirar outras entidades; o Modelo de Atuação Articulada entre as Áreas Sindical e de Mercado do Sistema Indústria, desenvolvido em conjunto Unidade de Relações com o Mercado e com a Rede de Mercado do Sistema Indústria; a Pesquisa com Indústrias sobre Sindicatos Patronais, que contou o apoio da Gerência-Executiva de Pesquisa e Competitividade da CNI. Por fim, está o projeto Competências Sindicais, que contempla o desenho dos mapas de competências e das rotas de desenvolvimento do presidente e executivo sindicais.

ATUAÇÃO INTEGRADA

Em 2015, a Rede de Desenvolvimento Associativo consolidou os cinco eixos de sua atuação, com foco na modernização sindical e no fortalecimento do vínculo dos sindicatos com as indústrias, as federações e a CNI: 
- Formação de líderes e executivos sindicais: promove a formação e a atualização dos gestores sindicais, por meio de capacitações, por exemplo, sobre negociação coletiva e mobilização de interesses. 
- Gestão e comunicação sindical: estimula a adoção de ferramentas e modelos de gestão e comunicação dos sindicatos. O Condomínio Sindical é um exemplo de ação nesse eixo, assim como o planejamento estratégico e a plataforma de criação dos sites dos sindicatos. 
- Inteligência Sindical: oferece informações estratégicas e incentiva a adoção e o desenvolvimento de ferramentas de inteligência sindical, como o acesso ao Sistema de Inteligência de Negócios da Indústria, a Pesquisa Sindical e o Catálogo de Boas Práticas Sindicais. 
- Serviços dos Sindicatos: desenvolve e provê serviços para compor o portfólio dos sindicatos empresariais para as indústrias. Inclui ações do projeto Associa Indústria e também o Modelo de Atuação Articulada entre as Áreas Sindical e de Mercado do Sistema Indústria. 
- Relacionamento Sindical: promove e fortalece o relacionamento dos sindicatos empresariais entre si e com as entidades do Sistema Indústria, as empresas e a sociedade. Bom retrato desse eixo são os Intercâmbios de Lideranças Setoriais, que reúnem presidentes de sindicatos do mesmo setor de diferentes estados para debate de temas de interesse comum. 

O QUE VEM POR AÍ - Caso desejem executar ações do PDA no próximo ano, os sindicatos devem procurar suas federações entre 23 de novembro e 4 de dezembro, pois esse é o período em que as federações poderão elaborar seus Planos de Trabalho dos projetos Associa Indústria e Avança Sindicato para 2016. 

Além disso, esse será o momento para as federações elaborarem e submeterem à CNI propostas de projetos inovadores para promoção do associativismo. Esses projetos serão analisados e os que obtiverem melhor avaliação receberão apoio de até R$ 40.000,00 da CNI para serem colocados em prática.

Relacionadas

Leia mais

8 pontos essenciais para uma negociação coletiva bem-sucedida
Como a indústria contribui com o uso eficiente de água?
Alta dos preços dos combustíveis provoca aumento de 4,3% nos custos da indústria com energia, informa CNI

Comentários