SESI de Brasília sedia etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica

A competição será realizada na unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) de Taguatinga, a partir das 8 horas, com entrada gratuita

Centenas de estudantes de escolas públicas e particulares participam neste sábado (3) da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em Brasília. A competição será realizada na unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) de Taguatinga, a partir das 8 horas, com entrada gratuita. São 57 equipes divididas em duas modalidades: Nível 1 (Ensino Fundamental 2 - do 6º ao 9º ano) e Nível 2 (Ensino Médio).

Assim como acontece no Torneio de Robótica FLL, organizado pelo SESI, na Olimpíada Brasileira de Robótica as equipes devem cumprir determinadas missões em uma mesa. Robôs montados pelos próprios alunos precisam seguir trajetos determinados, desviar de obstáculos e até participar da simulação de salvamento de vítimas (nesse caso, levar uma bola de um ponto ao outro da mesa).

O SESI de Brasília será representado por nove equipes. São quatro times do SESI Taguatinga e cinco do SESI Gama. Uma disputa acirrada, já que das 57 equipes, apenas as três melhores garantem vaga para a etapa nacional da Olimpída, que acontece no final de outubro, em Uberlândia (MG).

A coordenadora do ensino de Robótica no SESI Taguatinga, Luciane Almeida da Silva, explica que a participação na OBR é também uma preparação das equipes para o Torneio de Robótica FLL. A professora conta que os alunos estão em treinamento desde maio, o que ajuda na interação do grupo. Ouça clicando aqui.

CARREIRA - A OBR tem como objetivo estimular os estudantes a seguir as carreiras científicas e da área de tecnologia. A competição é voltada para alunos de escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico. A Olimpíada é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos, organizada pelo governo federal.

Relacionadas

Leia mais

Super-heróis e cangaceiros invadem o Torneio Nacional de Robótica
SESI desenvolve tecnologia para medir o retorno de investimentos de empresas em saúde
Estudo sobre inovação encomendado pelo SENAI é tema  de caderno especial do Estadão

Comentários