Estudo do BID avalia políticas industriais na América Latina

O papel das políticas industriais no aumento da produtividade e no crescimento econômico é o tema da publicação É hora de repensar o desenvolvimento produtivo

O papel das políticas industriais no aumento da produtividade e no crescimento econômico é o tema da publicação É hora de repensar o desenvolvimento produtivo. O trabalho, que faz parte da série Desenvolvimento na Américas, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),  analisa as medidas e os resultados das políticas industriais implementadas em diversos países da América Latina.

Ao contrário do que ocorreu em outros países, as políticas industriais na América Latina foram mal direcionadas e passaram a ser vistas com desconfiança pelos empresários e a população. "Durante algum tempo, a visão predominante na região foi que a melhor política industrial era aquela que não exisitia", diz o estudo, apresentado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na última quinta-feira (1º).

A publicação destaca que a qualidade das políticas industriais foi decisiva para o aumento da produtividade em países dos Tigres Asiáticos. A produtividade total dos fatores em relação aos Estados Unidos em um país do leste da Ásia aumentou de 49,4% em 1960 para 66,7% em 2010. No mesmo período, a produtividade em um país latino-americano recuou de 73,4% para 52%. Conforme os editores, as políticas adotadas no passado na América Latina estavam na contramão da competitividade internacional, conduziram à ineficiência econômica e acabaram levando a "um beco sem saída".

A publicação destaca ainda que, apesar dos fracassos passados, os países latino americanos não podem abrir mão de política industriais sólidas, que busquem a inovação e o aumento da produtividade. O estudo do BID mostra os caminhos para a região repensar essas políticas e fazer com que elas contribuam para o incremento da inovação e da produtividade.

O estudo do BID pode ser adquirido, nas versões em inglês ou em espanhol, na Amazon.com ou no site www.iadb.org/dia.

Relacionadas

Leia mais

Brasil terá o maior complexo para inovação da América Latina
Políticas de longo prazo e instituições estáveis podem acelerar inovação no Brasil, diz estudo do MIT
Cresce interesse feminino por ocupações industriais

Comentários