Competidores brasileiros da WorldSkills 2015 ganham bolsa de estudos para curso superior

Time brasileiro ficou em primeiro lugar na 43º edição da olimpíada internacional de profissões técnicas, que reuniu 1.200 competidores de 62 países

A delegação brasileira conquistou 27 medalhas, sendo 11 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze

Os 56 jovens que representaram o Brasil na WorldSkills 2015, a olimpíada internacional de profissões técnicas, são um exemplo e fonte de  inspiração para todo o mundo. "Vocês terão muito sucesso e darão uma contribuição importante para o Brasil superar a crise e construir uma indústria inovadora e competitiva. Nós temos orgulho de vocês", disse o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, durante a homenagem do Sistema Indústria aos competidores brasileiros realizada nesta terça-feira, 1º setembro.

Ao conquistar 27 medalhas - 11 de ouro, 10 de prata e seis de bronze - e mais 18 certificados de excelência, o time brasileiro ficou em primeiro lugar na 43º edição da WorldSkills 2015, que reuniu 1.200 competidores de 62 países entre 11 e 16 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo. Entre os competidores brasileiros, 50 são formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e seis pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A vitória brasileira, destacou Andrade, é uma demonstração da qualidade da educação profissional oferecida nas escolas do SENAI. O diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, explicou que a excelência é a inspiração de professores, técnicos, funcionários e estudantes da instituição, que em 73 anos de atividades formou mais de 60 milhões de brasileiros. "O SENAI fez e faz a história do Brasil e da indústria", destacou Lucchesi.

Foi a busca pela excelência que moveu o professor da escola do SENAI em Joinville Santa Catarina,  Alexandre Aviz, 29 anos. Ele liderou a equipe de quatro pessoas que preparou o competidor brasileiro da ocupação de tornearia CNC Eduardo Kruczkievicz. "Foram dois anos de trabalho intenso. Mas o resultado foi gratificante", conta Aviz, que tem pós-graduação em engenharia de manutenção. Eduardo ganhou a medalha de prata, a primeira do Brasil nesta ocupação, e ficou atrás apenas do competidor da Tailândia, que levou o ouro. "Na próxima WorldSkills, em 2017, a expectativa é trazer o ouro", diz Aviz, que continua perseguindo a excelência.

COMPUTADORES E BOLSA DE ESTUDOS - Cada um dos 56 competidores brasileiros ganhou do SENAI um notebook, uma bolsa de estudos de dois anos para o curso de inglês e outra bolsa de estudos para o curso superior. O paulistano Lucas Pescinelli Luquianhuk, 21 anos, que ganhou diploma de excelência na ocupação de pintura automotiva gostou dos prêmios. Com a bolsa de estudos, Lucas pretende fazer a faculdade de engenharia mecânica ou de engenharia química. Por enquanto, ele estuda a proposta para ser trainee do SENAI de Bauru, no interior de São Paulo.

O gaúcho Diego Basso, que ganhou medalha de prata na ocupação de mecatrônica, já está cursando engenharia mecânica na cidade de Caxias do Sul. Orgulhoso, ele conta que seus colegas de faculdade ficaram curiosos e admirados com a sua conquista. "Vou continuar os estudos e talvez eu busque uma vaga no SENAI ou em uma indústria", diz.

EU SOU TEU Fà- O rapper Gabriel, o Pensador, comandou a homenagem ao time brasileiro na WorldSkills 2015. "O Brasil fez bonito, mais do que bonito", disse Gabriel, referindo-se aos campeões da competição. Ao fim, ele embalou a festa, improvisando um rap, cujo refrão era "Equipe Top One, eu sou teu fã. Equipe Top One, orgulho do seu pai e da sua irmã".

Nesta quarta-feira (02), às 11h, os 56 jovens  serão recebidos pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: A WorldSkills vem aí. Você sabe o que é a competição?
Dilma Rousseff recebe campeões da olimpíada mundial de profissões técnicas, nesta quarta-feira (02)
Brasil conquista 2º lugar no mundial de profissões técnicas, a WorldSkills

Comentários