6 passos para desenvolver seu potencial criativo

Veja dicas para se destacar no mercado de trabalho

1. Apreensão
Toda vez que você vai ao cinema, sai com os amigos, estuda, assiste televisão, conversa com alguém, lê um livro, seu cérebro armazena uma infinidade de informações. O mundo está cheio de coisas para serem vistas, ouvidas e sentidas. É importante estar atento, ser curioso, prestar atenção e tentar captar e entender problemas que necessitam de soluções. Se você não estiver atento ao ambiente, não identificará o que pode ser resolvido.

2. Preparação
Criar é se arriscar, pensar fora da caixa, ousar. Você só consegue ser criativo quando passa a ter um olhar diferente sobre a sua realidade. É preciso acreditar, ser curioso, buscar informações, frequentar ambientes que propiciem o desenvolvimento do seu potencial criativo e investir nesse potencial.

3. Incubação
É a hora que o inconsciente entra em ação. Toda essa quantidade de informações absorvidas aliada a uma preparação adequada, farão sua mente guardar e começar a processar esse conteúdo. Essa fase pode durar horas, dias ou anos, depende da necessidade e do tipo de estímulo que você receber.

4. Iluminação
É a ideia, o clique, a hora que você identificou o problema e encontrou a solução! Agora, a sua mente começa a juntar todo o potencial, o conteúdo armazenado, as suas experiências e os transforma em algumas ideias. Para chegar ao período da iluminação é muito importante desocupar a mente: relaxar, jogar video game, andar de skate, fazer o que você gosta.

5. Verificação
Provavelmente você terá mais de uma ideia. Algumas serão mirabolantes e irrealizáveis, outras até podem ser realizadas, mas o momento não é propício. Essa é a fase de avaliar racionalmente cada uma delas e ver quais são viáveis com as condições que você tem no momento.

6. Ação
Einstein dizia que o sucesso é composto por 10% de inspiração e 90% de transpiração. Ou seja, tudo o que você fez até agora foi apenas um décimo do processo. Esse é o ápice do processo criativo. Ideia pronta e avaliada, é hora de colocar a mão na massa. Ir atrás de pessoas que possam te ajudar, viabilizar sua ideia, tirá-la do papel.

Relacionadas

Leia mais

Educação profissional é alavanca do futuro, diz Dilma Rousseff
Fórum IEL de Carreiras vai reunir talentos no Espírito Santo
O SENAI ajudou a decidir minha carreira, diz medalhista de ouro na Olimpíada do Conhecimento

Comentários