WorldSkills 2015 começa com festa de cores e ritmos brasileiros

Abertura da olimpíada internacional de profissões técnicas aconteceu no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, na noite desta terça-feira (11)

As apresentações demonstraram a diversidade cultural do país

Mais de 7 mil pessoas lotaram o ginásio do Ibirapuera, na noite desta terça-feira (11), para dar as boas vindas aos 1.200 competidores da 43ª WorldSkills, a olimpíada internacional de profissões técnicas, cujas provas começam nesta quarta-feira (12), no Anhembi Parque, em São Paulo. A cerimônia de abertura da competição, que começou com a apresentação da delegação dos 62 países participantes, celebrou a educação profissional e encantou a plateia com um show sobre a diversidade e a riqueza da cultura e do folclore brasileiros.

Entusiasmadas, 15 delegações, inclusive a do Brasil, aproveitaram o desfile dos competidores para apresentar ao público o seu grito de guerra. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, disse que a realização da competição no Brasil reafirma a importância da educação profissional para as empresas, para os jovens e para o país. “A WorldSkills 2015 representa a obstinação da indústria brasileira pela produtividade e a qualidade de seus trabalhadores”, destacou Andrade. Segundo ele, além de trazer inovação para as empresas, a educação profissional abre oportunidades para os jovens construírem uma carreira de sucesso.

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, o Brasil tem feito um grande esforço para  melhorar a qualidade da educação e ampliar o acesso dos jovens ao ensino técnico. “Entendemos que a educação profissional é o passaporte para a cidadania plena”, disse Monteiro Neto, acrescentando que o país precisa investir na formação dos seus trabalhadores para ter ganhos de produtividade.

Para o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que representou o governo federal na cerimônia de abertura da WorldSkills 2015, a olimpíada de profissões técnicas é uma competição em que todos saem ganhando. “Todos ganham experiência, ganham com o aprendizado. O Brasil se orgulha desses jovens”, destacou.

CORES E SONS - Depois da saudação das autoridades, dos juramentos dos competidores e dos avaliadores, o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, declarou aberta a WorldSkills 2015. Foi a senha para a grande festa de cores e sons brasileiros, com performances com os ritmos das cinco regiões. O músico Renato Borghetti e sua gaita-ponto mostrou os sons do Sul.

Gabriel Sater apresentou a moda de viola do Centro-Oeste. A Associação Folclórica Boi-Bumbá Caprichoso trouxe o Boi de Parintins para o palco, mostrando as tradições do Norte. O Nordeste foi representado pelas festas de São João, o frevo e o axé. O Sudeste encerrou a festa com o samba da escola paulistana Vai-Vai.

EXPECTATIVAS - Fabiana Bonacina, 21 anos, é uma dos 56 competidores que vão defender as cores brasileiras na competição. Numa equipe com Guilherme Attis e Alex Massayuki, ela disputa medalha na ocupação Manufatura Integrada. Os últimos dias foram dedicados à  concentração da equipe. "Fiz a ambientação e vi que está tudo correto. Agora é só colocar todo o treinamento em prática”, afirmou, logo depois da cerimônia de abertura.

O colombiano Edwvin Martinez, 21 anos, faz questão de revelar o esforço dos últimos três anos e meio de treinamento para chegar ao mundial no Brasil. “Fui prata na WorldSkills Américas em Bogotá, no ano passado, atrás apenas de um competidor brasileiro”, destaca. Natural da cidade de Manizales, tem claro que o desafio é grande, mas está convicto de que pode levar a primeira medalha mundial ao país sulamericano.

RECADOS - O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o presidente da WorldSkills International, Simon Bartley, e o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, também saudaram os jovens competidores:

Robson Braga de Andrade
“Acreditem na sua capacidade. Estudem e se qualifiquem para construirmos um mundo melhor e mais justo.”
Robson Braga de Andrade
Presidente da CNI

Simon Bartley
“Disputem com honestidade. Compartilhem o que estão fazendo com os colegas, com os avaliadores e com o  mundo. Divirtam-se. Boa competição a todos.”
Simon Bartley
Presidente da WorldSkills

Renato Janine
“Vocês são grandes. Tenham orgulho e gratidão, pela sua escola, pelos seus professores, pelos seus pais e pelo seu país. Que vençam os melhores.”
Renato Janine Ribeiro
Ministro da Educação do Brasil

A WORLDSKILLS – De 12 a 15 de agosto, 1.200 jovens de 62 países disputam o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços, como mecatrônica, robótica, manutenção de aeronaves, marcenaria, design gráfico, joalheria, panificação e outras. O evento é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pela Confederação Nacional da Indústria . A equipe brasileira é formada por 50 alunos formados no SENAI e seis no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) . Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição internacional.

VISITAÇÃO GRATUITA – A entrada é de graça. No dia 12 de agosto (quarta-feira), a visitação vai das 10h às 17h. Nos dias 13 e 14 (quinta e sexta-feira), das 9h às 17h. No dia 15 (sábado), das 9h às 16h. Ônibus gratuitos saem de hora em hora em frente ao Arquivo Público de São Paulo, perto da estação Tietê do metrô. A volta para o local de partida também sai de hora em hora.

LINKS RÁPIDOS
Conheça a delegação brasileira: www.senai.br/delegacaobrasileira
Informações gerais: www.senai.br/worldskills
Cobertura completa: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada_noticias 
Site oficial: www.worldskillssaopaulo2015.com 
Tour virtual: www.escolhafuturo.com.br 

REDES SOCIAIS
Facebook: www.facebook.com/olimpiadasenai
Twitter: www.twitter.com/SENAI_Olimpiada
Instagram: senaiolimpiada
Periscope: SENAI_olimpiada
Snapchat: SenaiOlimpiada

Relacionadas

Leia mais

Vídeo: Projeto Uma Escola, Um País leva competidores da WorldSkills a escola do SESI
Começa amanhã a olimpíada mundial de profissões técnicas
Competidores brasileiros têm dia de ambientação na olimpíada mundial de profissões

Comentários