Fiemt e Sindusmad realizam curso, em Sinop, sobre as NRs que mais impactam as indústrias

Gratuito e voltado exclusivamente para o setor industrial, o evento será realizado em Sinop, nesta quinta-feira (13/08), das 14 às 22h, na sede do Sindicato das indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso

Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, como a NR 12 (que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos), a NR 15 (atividades e operações insalubres), NR 18 (condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção), NR 24 (condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho) serão debatidas durante o curso ‘Como lidar com as Nrs que mais impactam as indústrias?’, que será realizado em Sinop, nesta quinta-feira (13/08), das 14 às 22h, na sede do Sindicato das indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad).

O evento, gratuito e voltado exclusivamente para o setor industrial, tem o objetivo de debater as Normas Regulamentadoras que mais impactam e geram autuações nas indústrias, além de orientar os participantes obre a implantação dessas normas nas empresas. 

O curso, ofertado pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), com apoio do Sindusmad, será ministrado pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Augusto Gouvêa Dourado, que também é mestre em Química, com atuação em Toxicologia e Higiene Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP) e consultor em assessoria para projetos e eventos de Saúde e Segurança no Trabalho.

Segundo o consultor, apesar de muitas empresas ainda encontrarem dificuldades para implantar as NRs, algumas vezes por falta de conhecimento, as Normas Regulamentadoras beneficiam o empresário, o trabalhador e a sociedade em geral. “As NRs visam o trabalho seguro e saudável, que têm relação com produtividade e qualidade, bem como seu cumprimento reduz penalidades às empresas. Para o trabalhador, há uma possibilidade de diminuição de riscos à sua segurança e saúde. Para a sociedade, além do aspecto ético e moral, reduz os custos relativos à Segurança e Saúde no Trabalho, que hoje estão estimados em R$ 72 bilhões/ano”.

No curso será possível também compartilhar experiências e conhecer um pouco mais sobre a importância do associativismo. A capacitação em Sinop é uma das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), iniciativa da CNI, desenvolvida por meio do projeto ‘Associa Indústria’, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (66) 3556-3865 ou (65) 3611- 1666.

Palestrante: Augusto Gouvêa Dourado é mestre em Química, com atuação em Toxicologia e Higiene Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP). Possui especialização em Administração Industrial pela Escola de Engenharia Mauá e em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trabalhou em empresas de grande porte, como Unilever, Grupo Ultra e SESI-SP. Participou e coordenou tecnicamente a execução de manuais de SST para nove ramos industriais pelo SESI-SP. É consultor em assessoria para projetos e eventos de SST, como o I e II Fórum Internacional de SST da Construção, promovido pelo Sinduscon-SP (2014 / 2015).

Relacionadas

Leia mais

Simno e Fiemt oferecem curso sobre as NRs que mais impactam as indústrias

Comentários