SENAI e IEL abrem milhares de vagas em cursos técnicos, de qualificação e de graduação

Confira a relação completa de vagas por estado

Estão abertas as inscrições para diferentes cursos em pelo menos nove estados. Em Santa Catarina, por exemplo, são 5,5 mil vagas em cursos técnicos presenciais e a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) . No Mato Grosso, há 490 novas vagas em cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio do  Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec).

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) também oferece oportunidades em cursos de qualificação (Ceará) e de pós-graduação (Paraná). Confira abaixo a relação completa de vagas por estado.

Qualificação profissional 
O SENAI do Ceará está com inscrições abertas para cursos de qualificação profissional. As vagas são para Almoxarife, Confeiteiro, Eletricista de Automóveis, Mecânico de Manutenção de Ar Condicionado, Mecânico de Veículos Diesel, além de outras especialidades. Os cursos podem ser realizados nas unidades do SENAI em Fortaleza e Maracanaú. Outras informações na página do SENAI Ceará ou pelo telefone (85) 4009 - 6300  (85) 4009 - 6300 . 

Curta duração 
Há também inúmeras opções em cursos de curta duração em Acionamento de Motores Elétricos, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Armazenagem em Obras, Bolos Confeitados, Comandos Elétricos, Corte e Costura em Lingerie e Eletricidade Básica. Na página do SENAI Ceará você pode conferir todas as modalidades oferecidas. As vagas são para as cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Horizonte, Sobral, Jacarecanga e Maracanaú. Mais informações pelo telefone (85) 4009 - 6300  (85) 4009 - 6300 . 

Ensino a distância 
Se você quer estudar a distância, o SENAI Ceará tem cursos em áreas como Gestão de Projetos e Segurança do Trabalho. Veja as vagas disponíveis na página do SENAI Ceará ou ligue para o telefone (85) 4009 - 6300  (85) 4009 - 6300 . 

Qualificação 
No Ceará, o IEL também está com inscrições abertas para cursos de qualificação em Coaching Integral Sistêmico, Gestão Empresarial e de Mercado para Pequenas Empresas, Gestão Estratégica de Indicadores e Métricas de RH, Gestão Logística para Pequenas Empresas, Marketing para Micro e Pequenas Empresas, Sucessão em Empresas Familiares e outras modalidades. 

As vagas são para Fortaleza. Para saber mais, acesse a página do IEL Ceará ou procure o IEL na avenida Barão de Studart, 1980, Aldeota. Informações também pelos telefones: (85) 3421 - 6536  (85) 3421 - 6536 / 6520 / 6509. 

Pós-graduação 
Em Fortaleza e Maracanaú, o IEL oferece vagas cursos de pós-graduação. Veja as opções na página do IEL Ceará. Você também pode fazer contato pelos telefones: (85) 3421 - 6509 (85) 3421 - 6509 / 6520. 

Cursos técnicos, de qualificação e de graduação 
O SENAI de Goiás tem vagas abertas para cursos técnicos e de qualificação a distância e estão abertos os processos seletivos para os cursos de graduação. Acesse a página do SENAI de Goiás para todos os detalhes.ursos de Inglês 

Inglês 

O Centro de Idiomas SENAI Fatesg também está com inscrições abertas. Há vagas para cinco turmas, para aulas durante a semana ou aos sábados, em diferentes horários. Para mais detalhes, acesse o site do SENAI de Goiás ou ligue para o telefone  (62) 3269-1200 .

Cursos técnicos do Sisutec 
O SENAI de Mato Grosso tem 490 novas vagas em cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio do  Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec) do governo federal. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de agosto. 

As vagas são destinadas a estudantes concluintes do ensino médio nos últimos três anos (2012, 2013 e 2014), independente de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se inscrever, os candidatos devem acessar a página do Sisutec e selecionar a unidade SENAI mais próxima de sua residência. Assim que aprovada a inscrição, o estudante recebe um prazo para ir até a escola efetivar a matrícula. 

Os interessados podem escolher entre cinco cursos com duração de 960 a 1.300 horas, sendo que as aulas têm previsão de início em 3 de agosto. Os municípios contemplados são: Barra do Garças (Eletrotécnica e Logística); Colíder (Meio Ambiente, Logística e Segurança do Trabalho); Cáceres (Segurança do Trabalho e Logística); Juína (Manutenção e Suporte em Informática e Segurança do Trabalho). 

Os estudantes recebem todo o material didático, além de caderno, caneta, lápis e camiseta para frequentar as aulas. Essa modalidade de oferta não está inclusa a assistência estudantil.

SENAI oferece desconto em matrícula 
Até dia 31 de julho, as pessoas que fizeram a prova no Processo Seletivo Unificado (PSU) do SENAI, e foram classificadas, terão descontos para se matricular. Mesmo quem não participou do PSU e tem interesse em estudar no SENAI, pode se inscrever e fazer a prova. Passando, poderá se matricular com desconto, que são válidos apenas para matrícula em cursos técnicos. 

Procure a unidade do SENAI em que fez a prova e faça sua matrícula. Clique aqui e confira a lista de unidades do SENAI/MG.

Pós-graduação 
A Escola de Negócios do IEL está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação em áreas como finanças, planejamento estratégico e gestão de pessoas. São eles: MBA Executivo em Controladoria e Finanças; MBA em Gestão e Desenvolvimento Industrial; MBA em Gestão e Planejamento Energético; Formação em Educação Corporativa; MBA em Gestão Estratégica em RH e Talentos; MBA em Planejamento e Gestão Estratégica e MBA em Gestão de Pessoas no Ambiente Fabril. 

As aulas iniciam em agosto e serão realizadas no Campus da Indústria, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, exceto o MBA em Gestão de Pessoas no Ambiente Fabril, que será ministrado na sede da Faculdade da Indústria IEL, em São José dos Pinhais. As inscrições podem ser feitas no site da Faculdade da Indústria IEL.

Em Campo Largo e Paranavaí, a Escola de Negócios também oferta o MBA em Liderança Estratégica Organizacional e de Talentos. As aulas acontecem na própria unidade do Sistema Fiep nesses municípios. Trabalhadores de indústrias têm descontos de 10% nas mensalidades. 

A Escola de Negócios faz parte da Faculdade da Indústria IEL, do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). A instituição tem como objetivo ofertar cursos que atendam as necessidades das empresas e indústrias paranaenses e forma profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho. Mais informações no site do IEL do Paraná.

SENAI lança curso técnico em Jogos Digitais 
Estão abertas as inscrições para o curso Técnico em Jogos Digitais do SENAI de Porto Alegre. Com vagas no turno da tarde e da noite, o curso tem duração de dois anos e as aulas têm início previsto para a primeira semana de agosto. Elaborado com a intenção de suprir as necessidades do mercado atual, o profissional capacitado poderá criar e testar jogos, programar, integrar dispositivos e elementos de multimídia. Também atuará em produtoras de jogos, departamentos de tecnologia, equipes de criação de conteúdo para web, agências de publicidade, instituições de ensino, de forma autônoma ou junto a qualquer empresa que desenvolva conteúdo digital para web e mobile. 

O profissional será capacitado a exercer atividades em empresas públicas, privadas e do terceiro setor, participando de projetos de mídias digitais, computação gráfica, animações, designers e áreas que demandem conhecimentos em desenvolvimento de softwares com base em técnicas de orientação a objetos. Para se inscrever o aluno precisa ter 16 anos completos no início do curso e estar matriculado no ensino médio. 

Mais informações pelo site do SENAI do Rio Grande do Sul ou pelo telefone (51) 3904.2600.

Cursos técnicos presenciais e a distância 
O SENAI de Santa Catarina abriu inscrições para 5,5 mil vagas em cursos técnicos presenciais e a distância, em todas as regiões do estado. São mais de uma centena de opções em programas que permitem o acesso a carreiras industriais com maior índice de empregabilidade e com remuneração mais elevada que a média. 

As opções oferecidas pelo SENAI estão em 33 cidades catarinenses. Além disso, os interessados podem se inscrever em sete cursos a distância. Eles terão 20% de aulas presenciais, que poderão ser realizadas em 22 unidades do SENAI no Estado. O prazo de inscrições nos cursos a distância é 15 de agosto. 

As inscrições podem ser feitas até 27 de julho, no site do SENAI Santa Catarina o  nas unidades da instituição. Informações pelo  0800 48 1212 FREE.

Cursos de qualificação 
O SENAI de Sergipe está com vagas abertas para cursos de qualificação nas áreas de Tecnologia da Informação, Automotiva, Metalmecânica, Segurança no Trabalho e Eletroeletrônica. As inscrições podem ser feitas na rua Propriá,201, Centro, em Aracaju. É preciso levar original e cópia da carteira de identidade ou CPF e comprovante de escolaridade. Veja a relação de cursos na página do SENAI Sergipe. Outras informações pelo telefone: (79) 3226 – 7223  (79) 3226 – 7223. 

Em Aracaju, o SENAI também oferece cursos pós-técnicos. São opções de especialização técnica de nível médio destinados a quem já concluiu um curso técnico. Você pode fazer uma especialização em Mecânico de Bombas ou em Instrumentação e Controle de Processos Industriais. As inscrições devem ser feitas na rua Propriá,201, Centro. É preciso levar original e cópia da carteira de identidade ou CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de conclusão de curso técnico na área especificada, além de comprovante de residência. Mais informações pelo telefone: (79) 3226 – 7223  (79) 3226 – 7223 ou na página do SENAI de Sergipe

Cursos de verão em Gurupi 
O SENAI de Gurupi está com vagas inscrições abertas para os cursos de verão. São sete opções, que variam entre 20 e 60 horas/aula. São eles: Efeitos Decorativos em Pintura, Comandos Elétricos Aplicados, Autocad, Informática Básica – Windows, Rotinas Administrativas, Qualidade no Atendimento ao Público e Operador de Empilhadeira. 

Para obter mais informações e se inscrever, os interessados devem ligar para o telefone  (63) 3311-1150 ou acessar o site do SENAI do Tocantins.

A cada duas semanas, a Agência CNI de Notícias faz um levantamento para divulgar vagas que estão com inscrições abertas em todo o Brasil. Se você não encontrou a oportunidade que buscava, entre em contato com a federação da indústria do seu estado, com o SESI, SENAI ou IEL. Confira a relação das federações com os respectivos links: 

Norte

Acre 
Amapá 
Amazonas 
Pará 
Rondônia 
Roraima 
Tocantins 

Nordeste 
Alagoas 
Bahia 
Ceará 
Maranhão 
Paraíba 
Pernambuco 
Piauí 
Rio Grande do Norte 
Sergipe 

Centro-Oeste 
Distrito Federal 
Goiás 
Mato Grosso 
Mato Grosso do Sul 

Sudeste 
Espírito Santo 
Minas Gerais 
Rio de Janeiro 
São Paulo 

Sul 
Paraná 
Rio Grande do Sul 
Santa Catarina

Relacionadas

Leia mais

Vagas abertas no SENAI! Inscreva-se nos cursos pagos ou gratuitos em todo o país
Enem 2020 vai mudar para acompanhar novo ensino médio, diz ministra substituta da Educação em debate no SENAI
Qualificação de trabalhadores é estratégia para retomada do crescimento econômico, diz Rafael Lucchesi

Comentários