Primeiro brasileiro na ocupação Pintura Decorativa, tocantinense quer ser pioneiro também no pódio da WorldSkills

Alisson destaca seu foco como o diferencial para conquistar o 1º lugar na olimpíada mundial, seu objetivo declarado

Alisson é de Brejinho de Nazaré, no Tocantins

Ele nunca tinha viajado em um avião antes de participar, e conquistar o 1º lugar, na Olimpíada do Conhecimento de 2014, em Belo Horizonte. Em pouco tempo, ganhou o mundo e um honroso segundo lugar em torneio internacional, realizado na Finlândia, em maio deste ano. Mesmo com tantas novidades, o jovem representante do Tocantins e do Brasil na ocupação Pintura Decorativa, na WorldSkills São Paulo 2015, Alisson Aguiar, diz com “mais do que certeza”: está preparado para representar muito bem seu país.

Mesmo diante do desgaste físico e mental, o que considera as principais dificuldades da competição internacional, Alisson destaca seu foco como o diferencial para conquistar o 1º lugar na olimpíada mundial, seu objetivo declarado. “É a primeira vez que o Brasil participa da modalidade Pintura Decorativa. E eu sou o primeiro tocantinense a participar, em nível mundial, da competição, por isso estou confiante e quero trazer a medalha de ouro”.

O interesse em um curso técnico surgiu a partir de seu pai, que é professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na área de Refrigeração. “Vi que além de ser algo que poderia vir a somar futuramente, ajudaria não só profissionalmente, mas em várias áreas da vida, desde amizades, desenvolvimento mental e capacidade de aprendizado”, diz Alisson.

Totalmente focado nos treinamentos, Alisson ainda não escolheu qual curso superior que ingressar, mas já faz planos de como vai fazê-lo. “Quero fazer faculdade, ampliar meus conhecimentos técnicos. Minha profissão será um meio de bancar a faculdade”, assegura.

A WORLDSKILLS - O Brasil será representado por 56 jovens profissionais técnicos na 43ª edição da WorldSkills Competition, que será realizada em São Paulo de 11 a 16 de agosto. Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição. Na WorldSkills, os 1.200 competidores, todos com menos de 22 anos de idade, de 62 países, disputam medalhas em 50 profissões da indústria e do setor de serviços.

Ao longo de quatro dias de provas, eles precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais do dia a dia das indústrias ou no setor de serviços. Todos são avaliados pelas habilidades técnicas e pessoais.

SAIBA MAIS - Saiba tudo sobre a WorldSkills São Paulo 2015. Acesse o site da disputa. Para conhecer os outros competidores brasileiros, acesse o site da Olimpíada do Conhecimento/WorldSkills, do SENAI.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: A WorldSkills é muito mais que uma competição. Veja o último episódio do programa
SENAI Tocantins disputa vagas em cinco ocupações na seletiva do torneio mundial de educação profissional
Ex-aluno do SESI e do SENAI, astronauta Marcos Pontes faz palestra no Torneio de Robótica

Comentários