Cosmético brasileiro é destaque em uma das maiores feiras de beleza do mundo

A Beauty Middle East é a maior feira de beleza do Oriente Médio e uma das mais importantes do mundo

A Beauty Middle East é a maior feira de beleza do Oriente Médio e uma das mais importantes do mundo

Já fazia um tempo que a empresária Paula Tandy pensava em maneiras de levar a sua marca de cosméticos para além de Franca, interior de São Paulo, onde funciona a Body and Mind Beautiful. Foi aí que ela percebeu na missão empresarial à feira Beauty World Middle 2015, em Dubai,  uma chance de dar o primeiro passo rumo à exportação. Paula representou uma das 27 empresas brasileiras de cosméticos que desembarcaram nos Emirados Árabes, sob a liderança da Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), para aproveitar as oportunidades de um mercado que não para de crescer. 

A missão, articulada pelo CIN da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), com o respaldo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), possibilitou aos empresários detalhar as exigências de certificação, registro, alfândega e padrões sanitários necessários para comercializar produtos nos Emirados. 

Em mais de 500 encontros na própria feira, com potenciais parceiros em vários lugares do mundo, a expectativa é transformar as intenções em negócios superiores a U$S 11 milhões. Paula, por exemplo, acredita ter boas oportunidades para produtos de cabelo. “Vi muita procura por alisamentos. Há uma aceitação muito grande aos produtos brasileiros. Estou muito satisfeita e vou me preparar para exportar”, adianta a empresária. 

NOVOS MERCADOS - O Oriente Médio e a África ultrapassaram a América Latina e são considerados os mercados de maior crescimento para produtos de beleza. Segundo analistas da Euromonitor International, essas praças movimentaram US$ 25,7 bilhões em 2014, e devem crescer 4,8% até 2019, superando a média mundial, de 2,6%. 

Foi até difícil contar de quantos países eram os interessados em comercializar os produtos da Pronatus do Amazonas, empresa especializada em óleos nativos da região amazônica, como o óleo de mulateiro. “No primeiro momento, vamos enviar amostras para 20 países. Se não estivéssemos aqui, dificilmente teríamos feito essas conexões”, acredita o gerente nacional da marca, Walter Limiro. A empresa já exporta para o Japão o óleo de mulateiro, conhecido pelos poderes antioxidantes capazes de retardar o envelhecimento da pele, e agora negocia chegar à Arábia Saudita, ao Irã e ao Paquistão. 

Raúl Tavares, gerente do CIN do Pará, explica que experiências internacionais contribuem para o amadurecimento das empresas. “O empresário toma conhecimento do que existe no mercado e consegue posicionar seu produto em relação aos outros. Além disso, ele volta sabendo o que precisa adaptar e melhorar para conquistar seu espaço”, afirma. 

SAIBA MAIS -  Com 20 anos de história, a Beauty Middle East é a maior feira de beleza do Oriente Médio e uma das mais importantes do mundo. Em 2015, entre os dias 26 e 28 de maio, o evento atraiu 1.450 expositores de 60 países, além de 30 mil visitantes de 120 nações.  É considerada um referência no calendário de lançamento de novos produtos e tendências de mercado. 

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