Confiança do empresário para de cair, informa pesquisa da CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou em 38,9 pontos em junho, valor apenas 0,3 ponto superior ao de maio

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou em 38,9 pontos em junho, valor apenas 0,3 ponto superior ao de maio, dentro da margem de erro do indicador, de 1,0 ponto. Esse é o terceiro mês consecutivo que o indicador não cai, o que não ocorria desde o primeiro trimestre de 2012, informa a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (18), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). "Ressalte-se, contudo, que a confiança ainda não mostra sinais de recuperação", destaca o estudo. 

Mesmo com a leve variação, o ICEI continua distante da linha divisória dos 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo. "O índice recuou 8,6 pontos nos últimos 12 meses e encontra-se 17,2 pontos abaixo da média histórica, de 56,1pontos", observa a CNI. "São 15 meses seguidos de falta de confiança do empresário." 

O pessimismo dos empresários é resultado da percepção negativa dos empresários sobre a situação atual  e as expectativas para os próximos seis meses das empresas e da economia. Em junho, o indicador sobre as condições das empresas e da economia foi de 29,6 pontos e o de expectativas para os próximos seis meses alcançou  43,6 pontos. 

A pesquisa foi feita entre 1º e 12 de junho com 2.987 empresas, das quais 1.178 são pequenas, 1.125 são médias e 684 são de grande porte. 

SAIBA MAIS - Acesse a página do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para todos os detalhes da publicação. 

Relacionadas

Leia mais

CNI defende mudanças no Estatuto da Micro e Pequena Empresa
Indústria de cosméticos tem apoio dos Institutos SENAI de Inovação para ser mais competitiva
Redução de burocracia para exportações diminuirá custos da indústria, avalia presidente da CNI

Comentários