Fibra propõe debate sobre a NR 12

O motivo de preocupação é a complexidade da norma e o alto custo do setor para se adequar

A Norma Regulamentadora nº 12 (NR-12) do MTE tem sido motivo de dor de cabeça para os empresários do segmento industrial. O motivo de preocupação é a complexidade da norma e o alto custo do setor para se adequar, pois prevê uma série de especificidades de enquadramento do maquinário da indústria para atender a requisitos de segurança. A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) tem oferecido suporte aosindustriais locais sobre o tema. 

Nesta quarta-feira (27/05), o diretor de Assuntos de Desenvolvimento Sindical e Relação do Trabalho, Fernando Japiassu, se reuniu com diretores e empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam) para debater assunto. O encontro também apresentou ao público as expertises do Sesi-DF e Senai-DF para subsidiar o desenvolvimento da indústria. 

Durante o encontro, Japiassu lembrou que a atual realidade econômica do país e de muitos empresários não contribui para a adequação à NR-12. “Os empresários estão preocupados porque ninguém muda seu parque fabril em pouco tempo. Os equipamentos de muitas empresas ainda não se depreciaram e o investimento para trocar tudo é muito pesado”, ressaltou. 

A falta de apoio do governo em subsidiar o empresário para ajudar que ele se adapte a norma também é motivo de preocupação para o empresário, segundo o diretor da Fibra. Além disto, Fernando Japiassu ressalta que o tema é de interesse e preocupação da Federação, que não tem interesse em ver os trabalhadores do setor se acidentando no ambiente de trabalho. 

Segundo presidente do Sindimam, Daniel Borges Gomes, a questão ainda não tem gerado problemas graves para os empresários do sindicato. No entanto, ele lembra que o tema é de muita relevância já que grande parte das empresas moveleiras ainda possuem maquinário antigo. “O percentual de acidentes é baixo, mas precisamos nos acostumar e adequar à norma”, comenta. 

“A iniciativa de levar informação aos empresários é ótima e ajuda todos nos prepararmos antes que o pior aconteça, que neste caso é ser multado por usar um equipamento fora da norma”, conclui Daniel. Para dar continuidade ao debate, a Fibra irá realizar um encontro no dia 25 de junho, aberto a todos os empresários do setor industrial, sobre a NR-12. Na oportunidade, será lançada uma cartilha com informações detalhadas sobre a norma.

Relacionadas

Leia mais

Conselho de Relações do Trabalho debate implementação da modernização trabalhista e avanços na NR 12
Indústria brasileira ainda trabalha para aperfeiçoar a NR 12, cinco anos após entrar em vigor

Comentários