CNI aprova assinatura de acordo de investimento entre Brasil e Moçambique

O acordo vai fortalecer o ambiente institucional para investimentos e aumentar a segurança jurídica para os investidores

Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia como positiva a assinatura do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) com Moçambique nesta segunda-feira (30), durante missão do governo brasileiro àquele país.

A indústria brasileira acredita que o acordo vai fortalecer o ambiente institucional para investimentos e aumentar a segurança jurídica para os investidores. A entidade defende que o governo brasileiro avance na negociação de acordos de facilitação de investimentos, prioritariamente, com outros países da África e da América Latina. 

O acordo, assinado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ( MDIC ), Armando Monteiro, cria regras para reduzir os riscos políticos e aumenta o apoio governamental aos investimentos, além de prever uma agenda de temas que fomentam os negócios, como a facilitação de vistos de trabalho. 

"A celebração dos acordos de investimentos é importante para ajudar as empresas brasileiras a melhor competirem no exterior, estimular os negócios e aumentar a segurança jurídica em suas operações fora do Brasil. É fundamental a implementação desses acordos e que o governo expanda para outros países. Investir fora do Brasil permite acessar novos mercados, aumentar as exportações e a produtividade das empresas. O acordo é uma boa notícia em um ano em que as exportações e os investimentos no exterior terão um peso importante para o crescimento econômico do país", afirma o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi. 

INVESTIMENTOS - Políticas públicas para apoiar e estimular investimentos no exterior fazem parte das prioridades do Fórum das Empresas Transnacionais (FET), grupo que reúne cerca de 30 empresas brasileiros com investimentos no exterior e que é coordenado pela CNI.

Pesquisa feita em 2013 com 28 dessas empresas aponta que a demanda por acordos internacionais semelhantes ao assinado com Moçambique é citada entre as sete principais políticas públicas para apoiar e estimular investimentos no exterior. Os empresários ouvidos pela CNI também citam a ampliação do apoio da diplomacia brasileira na defesa de interesses das empresas junto aos governos de países de destino dos investimentos. 

Relacionadas

Leia mais

SENAI e instituto alemão firmam acordo para acelerar inovação nas indústrias brasileiras
CNI apresenta 21ª edição da Agenda Legislativa da Indústria com foco na recuperação da economia
Práticas sustentáveis precisam ser viáveis economicamente, diz presidente do Conselho de Meio Ambiente da CNI

Comentários