A comunicação de um sindicato industrial deve ser dirigida à sensibilização das empresas para a defesa de interesses do setor e para o associativismo, assim como à divulgação de suas conquistas para o público em geral.
Para apoiar os sindicatos, o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) recomenda que a comunicação do sindicato seja baseada em três pilares: gestão da percepção, divulgação e presença contínua.
A gestão da percepção auxilia o sindicato a entender como a reputação da sua marca foi construída e como a instituição é percebida pelo público. A divulgação envolve a comunicação sistematizada sobre ações e benefícios do sindicato, por meio da utilização de ferramentas eficientes. E a presença contínua está relacionada a ações de relacionamento planejado com as empresas do setor e parceiros.
O “Portfólio do Sindicato” é uma das ferramentas oferecidas pelo PDA para auxiliar os sindicatos industriais a fortalecer sua imagem institucional. É um kit que composto por folder impresso e pasta - que podem ser personalizados com informações sobre a atuação e serviços do sindicato - e peças para comunicação sua institucional: papel timbrado, template de PowerPoint, cartão de visitas, crachá e banner.
Os kits foram desenvolvidos para 13 segmentos industriais, apresentando 21 variações de imagens.
Se o seu sindicato ainda não possui um portfólio, acesse www.portaldaindustria.com.br/pda, faça o cadastro e baixe o material disponível.
O sindicato poderá produzir e distribuir o seu material institucional com padrão visual e informações personalizadas a empresas, parceiros e autoridades públicas com os quais interage.
Para mais informações, entre em contato com o gestor do PDA da sua federação.