Laboratórios mais modernos

Com o investimento de aproximadamente nove milhões de reais, novos equipamentos estão sendo adquiridos no SENAI CETIQT

Investir em tecnologia é fundamental para acompanhar o desenvolvimento industrial. Pensando nisso, o SENAI CETIQT está modernizando e ampliando seus laboratórios. Com o investimento de aproximadamente nove milhões de reais, novos equipamentos estão sendo adquiridos. Oito deles já chegaram à instituição. Estima-se ainda que cinco milhões de reais sejam investidos em obras e infraestrutura, ampliando a área útil dos laboratórios em 51% (de 675 m² para 1020 m²).

Ao todo foram licitados 79 equipamentos, sendo 36 para o Laboratório de Ensaios Têxteis, seis para o de Microbiologia, 16 para o de Flamabilidade, um para o de Colorimetria e 20 para o Laboratório de Toxicidade.

O coordenador de Serviços Laboratoriais do SENAI CETIQT, Marcelo Gaspar, destacou o crescimento dos serviços da área como principal benefício. “Com este projeto, o número de procedimentos de ensaios e calibração ofertados pelos laboratórios chegará a 381, o que significa um aumento de 42% em relação ao escopo atual”.

Segundo Gaspar, a previsão para funcionamento total das novas máquinas é até dezembro de 2015.

Confira alguns dos equipamentos e suas finalidades:

EQUIPAMENTO PARA ENSAIO DE CONFORTO TÉRMICO - Utilizado na determinação do conforto fisiológico de tecidos através da medição da resistência térmica e vapor d'água.

EQUIPAMENTO PARA MEDIÇÃO DE CARGA ELETROSTÁTICA - Utilizado para conferir as propriedades de eletricidade estática dos tecidos de proteção, calçados e materiais de couro.

CÂMARA DE ENVELHECIMENTO ACELERADO – UV - Para testes de intempéries acelerada, reproduzindo atmosferas com irradiação UV-A ou UV-B, condensação e choque térmico, simulando os efeitos sobre os corpos de prova expostos a irradiação UV-A ou UV-B, chuva e orvalho.​

Relacionadas

Leia mais

SENAI CETIQT passa a oferecer serviços para pesquisa em fibras e beneficiamento têxtil
SENAI CETIQT inaugura primeira fábrica modelo de confecção 4.0 do Brasil
Cursos do SENAI CETIQT são reformulados para atender novas demandas da indústria têxtil e química

Comentários