Indústria brasileira prepara propostas para agenda do clima

Governo brasileiro vai levar as propostas para a próxima Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, que ocorre no ano que vem em Paris, quando se espera consolidar um Novo Acordo do Clima

A indústria brasileira prepara propostas para a agenda do clima que o governo brasileiro vai levar para a próxima Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, que ocorre no ano que vem em Paris, quando se espera consolidar um Novo Acordo do Clima. O documento do setor, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), receberá contribuições de 120 representantes de empresas, federações e associações industriais.

Entre os aspectos que devem ser avaliados na consulta empresarial estão legislações nacional e estaduais relacionadas à mudança do clima, sugestões para implantar a Política Nacional de Mudanças Climáticas e boas práticas e soluções do setor para contribuir para a redução de emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com o gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Shelley Carneiro, esse trabalho de ouvir os diversos segmentos empresariais para levar propostas integradas ao governo enriquecerá o diálogo. “Pretendemos contemplar no documento as percepções gerais da indústria sobre quais são as prioridades para agenda de mudanças climáticas e de que forma o setor poderá contribuir para redução das emissões”, explica Carneiro.

A apresentação oficial das propostas deverá ocorrer em 3 de setembro de 2015, no Rio de Janeiro, durante o evento CNI Sustentabilidade. O evento, cujo tema será Caminhos para o desenvolvimento em uma economia global de baixo carbono, reunirá cerca 2 mil representantes empresariais, do governo, da academia, entre outros.

SAIBA MAIS - O CNI Sustentabilidade, que vai para a quarta edição em 2015, é uma ação anual que promove o diálogo no setor empresarial sobre tendências, tecnologias inovadoras, oportunidade e desafios para nortear a indústria na busca da competitividade com sustentabilidade. A terceira edição do evento, realizada em agosto deste ano, teve como tema Resíduos Sólidos: Inovações e Tendências para a Sustentabilidade.

Essa iniciativa está alinhada ao Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, e consiste em desdobramento dos debates e articulações do setor industrial brasileiro feitos durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, realizada em 2012.

Mais notícias

Relacionadas

Leia mais

Agenda do clima é alavanca para desenvolvimento econômico
Conselho de Meio Ambiente da CNI debate gestão hídrica e mudanças climáticas

Comentários