Faturamento cresce, mas atividade na indústria continua fraca

O faturamento da indústria brasileira aumentou 3,1% em outubro na comparação com setembro, na série livre de influências sazonais

O faturamento da indústria brasileira aumentou 3,1% em outubro na comparação com setembro, na série livre de influências sazonais. Foi a quarta alta consecutiva do indicador. Mesmo assim, o faturamento  acumula uma queda de 1,7% de janeiro a outubro em relação a igual período do ano passado, informam os Indicadores Industriais , divulgados nesta terça-feira (2), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Conforme a pesquisa, as horas trabalhadas na produção caíram 0,3% em outubro frente setembro na série livre de influências sazonais. O nível de utilização da capacidade instalada recuou 0,5 ponto percentual e ficou em 80,6% em outubro. Na avaliação da CNI, isso mostra que a indústria operou, em outubro, abaixo do ritmo registrado em setembro.

Com a baixa atividade, o setor reduziu o quadro de trabalhadores. O emprego caiu 0,1% em outubro na comparação com  setembro, na série com ajuste sazonal. No mesmo período, a massa real de salários aumentou 0,7% e o rendimento médio real dos trabalhadores também cresceu 0,7%. Foi o quinto mês consecutivo de alta do rendimento dos trabalhadores, que acumula um aumento de 2,7% de janeiro a outubro, frente a igual período de 2013.

A pesquisa observa que a expansão do rendimento combinada com o cenário de fraca atividade pressiona os custos com pessoal e pode dificultar a recuperação do setor.

SAIBA MAIS - Acesse a página dos Indicadores Industriais para todos os detalhes da pesquisa.

Relacionadas

Leia mais

CNI inaugura escritório brasileiro da International Chamber of Commerce
Grand Prix SENAI de Inovação busca soluções para desafios do mundo moderno
Nomeação de Armando Monteiro para ministério fortalece relações entre governo e setor produtivo, avalia CNI

Comentários