PDA: Gestão de procedimentos sindicais

Consultor abordou procedimentos essenciais para conquistar melhores resultados na representação das instituições

Qual a importância dos procedimentos sindicais para os resultados do sindicato? Como você pode apoiar o processo de negociação coletiva? As questões estiveram em debate no dia 29/10 entre executivos dos sindicatos patronais, na FIEMG. O curso “Gestão de procedimentos sindicais” foi ministrado pelo administrador de empresas Daniel Violante. A iniciativa integra o PDA – Programa de Desenvolvimento Associativo. Desenvolvido pela CNI e as Federações das Indústrias desde 2007, o programa reforça a importância do associativismo para melhorar o ambiente de negócios.

Com 38 anos de experiência na área, Daniel Violante falou com desenvoltura para cerca de 30 executivos dos sindicatos sobre os procedimentos essenciais para a conquista de maiores resultados na representação das instituições. Entre os benefícios do associativismo, ele destacou o aumento da capacidade de ação, ganhos na escala, redução de custos e riscos, acúmulo de capital social e condições favoráveis para a inovação.

“Se temos as mesmas dificuldades, podemos ser catalizadores de soluções”, destacou, em referência à importância da busca por soluções conjuntas. A sinergia, segundo ele, também é essencial para questões relacionadas à negociação coletiva. Neste processo, lembrou, cabe ao executivo sindical, por exemplo, o agendamento de assembleias e registro de atas, a consolidação das informações do setor e a análise da pauta de reivindicações, entre outros itens. “O papel do executivo é essencial na superação dos desafios do sindicato”, ressaltou Daniel Violante.

Relacionadas

Leia mais

CNI lança manual com melhores práticas em negociações  coletivas para empresas e sindicatos
Nova lei trabalhista fortalece importância dos sindicatos

Comentários