FIEPI promove curso para sindicatos

Objetivo é mostrar aos executivos a importância de associações fortes e representativas

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), através do Programa de Desenvolvimento Associativo, realiza, na tarde desta sexta-feira (31), o curso ‘O papel do executivo na superação dos desafios dos sindicatos’. O evento é realizado em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e é destinado aos executivos e integrantes dos sindicatos piauienses. 

O objetivo é mostrar aos executivos a importância de associações fortes e representativas. Entre os benefícios do associativismo, estão o aumento da capacidade de ação, ganho de escala, geração de soluções, redução de custos e riscos, acúmulo de capital social e inovação. 

De acordo com o consultor da CNI, Irani Cavagonoli, os próximos anos irão exigir dos sindicatos uma postura mais forte. “É preciso unir forças. Uma empresa só não faz nada, mas juntas podem conseguir muitas coisas. É preciso mobilizar o sindicato e fortalecê-los”, afirma. 

Cavagonoli ressaltou ainda que os sindicatos precisam se reposicionar em três frentes: oferta de serviços, negociação coletiva e defesa de interesses. “Apenas o presidente não consegue dar conta de tudo isso. É preciso que haja engajamento dos empresários e membros da diretoria. É necessário tocar o dia a dia dos sindicatos”, enfatiza. 

O curso ‘O papel do executivo na superação dos desafios dos sindicatos’ faz parte do Projeto Avança Sindicato, desenvolvido pela CNI.

Relacionadas

Leia mais

FIEPI promove curso "como pagar menos tributo"
Nova lei trabalhista fortalece importância dos sindicatos
Proposta de modernização das leis do trabalho valoriza o papel dos sindicatos e fortalece diálogo

Comentários