Executivos sindicais trocam experiências em mesa-redonda

Evento ocorrido nesta quarta-feira (26) abordou a temática de como alavancar a gestão do sindicato

Executivos de sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), participaram, nesta quarta-feira (26), na sede da entidade, de uma mesa-redonda com o tema Gestão sindical: Como alavancar a gestão do sindicato?. A ação integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Gerência de Relações Governamentais e Sindicais da FIEB, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O evento possibilitou a troca de experiências entre técnicos, executivos e analistas da área sindical da Federação, com a apresentação de estratégias bem sucedidas utilizadas por executivos de dois sindicatos.

As boas práticas do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau e Promerode (SIMMMEB),  foram apresentadas durante o encontro como um exemplo nesse sentido. De acordo o executivo do sindicato, Maurício Rossa, é preciso prestar um bom serviço e estar próximo da indústria para conhecê-la, entendê-la e ter condições de atender as demandas ou dar encaminhamento a elas. Com a promoção de eventos e ações de qualificação, o sindicato elevou significativamente o quadro de associados nos últimos anos.

Convidado para compartilhar as experiências do Sindicato da Indústria e Mármores, Granitos e Similares do Estado da Bahia (SIMAGRAN-BA), o executivo da entidade, Bruno Reis, falou sobre as estratégias que levaram o sindicato a elevar de 23 para 120 empresas associadas em três anos. O fortalecimento do relacionamento com parceiros, visitação às empresas do interior e intensas ações de comunicação para divulgação da marca do sindicato foram algumas delas. Ele chamou a atenção para a importância das ações de relacionamento com os empresários e reforçou que é preciso prestar um bom serviço e estar próximo do associado. "Nossa preocupação é ir até a indústria e verificar a real necessidade dos empresários para atendê-los de alguma forma", afirmou. Bruno Reis foi também o executivo convidado a compartilhar as boas práticas na mesa-redonda realizada, como mesmo tema, pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande, no dia 20 de novembro.

O consultor da CNI, Márcio França, que mediou a mesa, em Salvador, destacou a importância da iniciativa, em trazer para discussão as experiências de quem está no dia a dia do sindicato. “São em eventos como esses que observamos os exemplos a serem seguidos”, comentou.

Relacionadas

Leia mais

FIEB promove oficina de relacionamento com a imprensa

Comentários