ENAI 2014: Inovação depende da qualidade da educação

Na avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), é preciso melhorar a qualidade do ensino básico, ampliar a educação profissional para melhorar a qualidade da mão de obra e aumentar a produtividade do trabalhador brasileiro

Para crescer mais e de forma sustentada, o Brasil precisará cada vez mais de pessoas bem treinadas. O fortalecimento da educação em todos os níveis é fundamental para o aumento da produtividade do trabalho, o desenvolvimento tecnológico e a capacidade de inovação das empresas. O que o Brasil precisa fazer para ter uma educação voltada à inovação é um dos temas do 9º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), que ocorre nestas quarta e quinta-feira (5 e 6), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o ENAI reúne mais de 1.800 empresários e líderes sindicais da indústria para discutir os desafios do Brasil nos próximos quatro anos. O tema da educação será discutido nesta quarta-feira, a partir das 17h, pelos  empresários Horácio Lafer Piva, da Klabin, e Luiz Mello, da Vale, e especialista em educação Cláudio de Moura Castro.

Em julho, a CNI apresentou um documento com sugestões para os candidatos à Presidência da República. A instituição entende que a capacidade de inovar está intimamente relacionada à educação da população. Na avaliação da indústria, é preciso melhorar a qualidade do ensino básico, ampliar a educação profissional para melhorar a qualidade da mão de obra e aumentar a produtividade do trabalhador brasileiro. Para o diretor de operações do Srviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Gustavo Leal, a indústria precisa, cada vez mais, de profissionais bem qualificados. Confira no vídeo:

ENSINO SUPERIOR E INOVAÇÃO – No nível da educação superior, também há desafios. A área da engenharia – o principal formador de recursos humanos para o desenvolvimento tecnológico e a inovação – sofre com a baixa atratividade. A soma de engenheiros formados no Brasil nos últimos dez anos é de 1,5 para cada mil habitantes. Nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a média é de sete engenheiros para cada grupo de mil habitantes. Nos Estados Unidos, esse número é de quatro e, de 17, na Coreia do Sul.

Os dados da pós-graduação revelam que 97% dos doutores brasileiros estão nas universidades e somente 1,7% nas empresas. Nos Estados Unidos, 60% estão nas empresas. Na avaliação da CNI, atrair e utilizar o conhecimento dos doutores em Engenharia e Ciências é também um desafio a ser enfrentado. O objetivo dessa aproximação é transformar ideias em produtos inovadores. É necessário que na academia conceitos tecnológicos e científicos tomem a forma de possibilidades concretas de inovações. Isso exige trabalho, organização própria e conexões com o mundo externo às universidades e institutos de pesquisa.

O debate sobre ensino e competitividade no ENAI leva em conta a história econômica do último século, que revela que a educação ajuda a determinar os destinos das nações. “Ao que tudo indica, sua importância aumentará ainda mais na era do conhecimento e da internacionalização dos mercados. O Brasil não pode se satisfazer com os resultados que tem. É urgente mudar esse quadro e a indústria quer contribuir para os novos rumos”, afirma o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi.

REFLEXÕES PARA O PAÍS - O Encontro Nacional da Indústria, que ocorre anualmente desde 2006, é a maior reunião de líderes empresariais e representantes de sindicatos e associações industriais de todo o país. No evento, empresários, representantes do governo, líderes políticos e acadêmicos refletem, debatem e propõem ações sobre os temas que têm impacto no desempenho da indústria e da economia brasileiras. O ENAI expõe a agenda do setor produtivo e fortalece o diálogo entre os empresários, o governo e os outros segmentos da sociedade.

ESTUDOS E INFOGRÁFICOS - Confira o site com todos os estudos organizados pela CNI com as sugestões do setor para o próximo governo. Nele é possível fazer o download dos estudos em PDF ou dos infográficos que resumem as 42 propostas.

MULTIMÍDIA - O Portal da Indústria transmite a 9ª edição do ENAI ao vivo. Você também pode acompanhar a cobertura completa do evento nos perfis da CNI no Facebook e no Twitter, além de acessar as principais fotos no Flickr.

Por Ismália Afonso
Imagens: José Paulo Lacerda
Do Portal da Indústria
 

COBERTURA COMPLETA

Relacionadas

Leia mais

Vídeo:  Conheça as soluções do IEL para incentivar a inovação das empresas
Prêmio Nacional de Inovação tem recorde de inscrições
Cooperação na área de educação profissional pode ajudar países a desenvolver políticas para jovens

Comentários