ENAI 2014: Do ensino básico à formação superior, qualidade dos professores é central para melhorar educação

Recuperar o interesse e o respeito pela profissão é um dos desafios que o Brasil precisa superar para melhorar a qualidade da educação

Luiz Eugênio de Mello, Horácio Lafer Piva e Claudio de Moura e Castro

Recuperar o interesse e o respeito pela profissão de professor é um dos desafios que o Brasil precisa superar para melhorar a qualidade da educação. Isso se refere tanto ao ensino básico como a formação de profissionais de nível superior em áreas técnicas. Para os primeiros, o foco maior deve estar na atratividade, com maior remuneração e aumento do prestígio da carreira. Para a formação de trabalhadores, é necessário que profissionais com experiência prática possam atuar nas universidades, a fim de garantir maior proximidade dos novos trabalhadores com a realidade do mercado de trabalho.


O desafio foi um dos temas discutidos no debate Educação para inovar e competir , realizado na tarde desta quarta-feira (5) dentro da programação do Encontro Nacional da Indústria. "A qualidade dos professores e também da direção das escolas é fundamental para melhorar a educação", afirmou o especialista no setor Cláudio Moura e Castro, em referência às possibilidades que as unidades de ensino têm a oferecer aos estudantes. O ponto é convergente com uma das propostas que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou aos então candidatos a Presidência da República em julho deste ano.

Horácio Lafer Piva, do conselho diretor da Klabin, afirma que, nas universidades, o descolamento entre a teoria e a prática tem sido uma das causas da dificuldade de encontrar engenheiros adequadamente qualificados para o que a indústria precisa. "É necessário que o nosso sistema de educação consiga unir nos professores os conceitos teóricos e a experiência técnica. O que acontece hoje é que, sem prática profissional, o aluno é obrigado a decorar o que aprende", criticou.

ENGENHEIROS - É na formação de engenheiros, inclusive, que o Brasil enfrenta um dos piores entraves para conseguir inovar. A área sofre com a baixa atratividade de profissionais: a soma de engenheiros formados no Brasil nos últimos dez anos é de 1,5 para cada mil habitantes. Nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a média é de sete engenheiros para cada grupo de mil habitantes. Nos Estados Unidos, esse número é de quatro e, de 17, na Coreia do Sul.

Na opinião do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, presente ao debate, a educação precisa estar no foco do governo e de toda a sociedade, inclusive da empresários industriais. "Mudanças nesse setor serão fundamentais para mudar o quadro da nossa produtividade. Em 1980, o trabalhador brasileiro produzia o equivalente a 31% do trabalhador americano. Em 2013, essa relação baixou para 20%", afirmou.

REFLEXÕES PARA O PAÍS - O Encontro Nacional da Indústria, que ocorre anualmente desde 2006, é a maior reunião de líderes empresariais e representantes de sindicatos e associações industriais de todo o país. No evento, empresários, representantes do governo, líderes políticos e acadêmicos refletem, debatem e propõem ações sobre os temas que têm impacto no desempenho da indústria e da economia brasileiras. O ENAI expõe a agenda do setor produtivo e fortalece o diálogo entre os empresários, o governo e os outros segmentos da sociedade.

PROPOSTAS DA INDÚSTRIA - Confira o site com todos os estudos organizados pela CNI com as sugestões do setor para o próximo governo. Nele é possível fazer o download dos estudos em PDF ou dos infográficos que resumem as 42 propostas.

MULTIMÍDIA - O Portal da Indústria transmite a 9ª edição do ENAI ao vivo. Você também pode acompanhar a cobertura completa do evento nos perfis da CNI no Facebook e no Twitter, além de acessar as principais fotos no Flickr.

Mais notícias

Relacionadas

Leia mais

Revista Nova Escola abre processo seletivo para professores produzirem planos de aula
Competições de educação profissional melhoram ensino em sala de aula
Educação de qualidade forma o trabalhador do futuro

Comentários