Confiança dos brasileiros cai 2,1% em novembro, informa CNI

Pesquisa divulgada pela CNI aponta que índice volta a ficar abaixo da média histórica

Às vésperas das festas de fim de ano, os brasileiros estão pouco otimistas. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) caiu 2,1% em novembro na comparação com outubro e ficou em 109,7 pontos, informa a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira (28). "Com a queda, o índice volta a situar-se abaixo da média histórica (111,1 pontos) e abaixo do valor observado no mesmo mês do ano passado (111,8 pontos)", diz a pesquisa.

Isso é resultado do crescimento do endividamento do consumidor e do aumento do pessimismo em relação à inflação e ao desemprego. O indicador de endividamento caiu 4,3% em novembro na comparação com outubro. No mesmo período, o indicador de expectativa de inflação recuou 6,2% e o de desemprego teve queda de 6,1%. Conforme a metodologia da pesquisa, quanto maior a queda do indicador, maior é o número de pessoas que diz estar endividada e que aposta na alta da inflação e do desemprego.

"O maior pessimismo com a inflação pode ser explicado pelo reajuste dos preços dos combustíveis e o aumento das tarifas de energia elétrica em diversos estados. O aumento da preocupação com o desemprego deve-se ao cenário de fraco desempenho da atividade econômica", avalia a CNI. O estudo observa que o único componente do INEC que cresceu foi o de compras de maior valor. O indicador subiu 2,4% em novembro na comparação com outubro. O aumento do número de consumidores dispostos a ir às compras deve-se à proximidade do Natal e do Ano Novo.

O economista da CNI Marcelo Azevedo fala sobre o impacto da queda da confiança do consumidor na economia. Ouça clicando aqui.

Realizada em parceira com o Ibope Inteligência, essa edição do INEC ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre 3 e 17 de novembro.

SAIBA MAIS - Veja os detalhes do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor e faça o dowload na página da publicação.

Relacionadas

Leia mais

Confiança do consumidor segue baixa, informa CNI
Confiança do consumidor cai 1% em julho, informa pesquisa da CNI
CNI divulga o Índice de Confiança do Empresário  Industrial na segunda-feira (18)

Comentários