Aumenta participação dos importados no consumo nacional, informa estudo da CNI

Revelação é da pesquisa "Coeficientes de Abertura Comercial", desenvolvida em parceria com a Funcex

O Coeficiente de Penetração das Importações, que mede a participação dos produtos importados no consumo nacional, alcançou 21,9% no terceiro trimestre deste ano, quase a mesma registrada no segundo trimestre.  A fatia dos produtos estrangeiros, que aumentou 0,8 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2013, é a maior da série histórica iniciada em 2007. O Coeficiente de Exportação, que mostra a importância do mercado externo para a produção da indústria, ficou em 19,4%, também 0,8 ponto percentual acima do registrado no terceiro trimestre de 2013.

As informações são do estudo Coeficientes de Abertura Comercial, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (17). O estudo é feito em parceria com  a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex).

Apesar do aumento registrado na comparação com o terceiro trimestre, a CNI avalia que o ritmo de crescimento da fatia dos importados no consumo nacional deve diminuir nos próximos meses. "Há uma tendência de redução no ritmo de crescimento do Coeficiente de Penetração das Importações de produtos industriais nos próximos trimestres. Já as exportações da indústria, apesar da desvalorização do câmbio e da desaceleração do mercado doméstico, não parecem iniciar uma trajetória consistente de crescimento", avalia o estudo.

"Em dólares, na comparação com o terceiro trimestre de 2013, o valor das importações da indústria apresentou queda de 1,1%. Quanto ao valor das exportações em dólares, as vendas externas de produtos industriais registraram nova retração, de 0,4%", complementa a CNI.

SETORES - Na indústria de transformação, o Coeficiente de Penetração das Importações ficou estável em 20,3%, interrompendo a trajetória de alta registrada desde o segundo trimestre de 2010. A maior alta do indicador ocorreu na indústria de outros equipamentos de transporte, que inclui locomotivas, navios e aviões. Nesse segmento,  o Coeficiente de Penetração das Importações aumentou 19,6 pontos percentuais no terceiro trimestre deste ano em relação a igual período de 2013 e alcançou 67,8%.

O Coeficiente de Exportação da indústria de transformação ficou em 15,6% no terceiro trimestre, 0,5 ponto percentual acima do registrado no mesmo período de 2013. O destaque também foi o segmento de outros equipamentos de transporte, em que o indicador aumentou 21,7 pontos percentuais e passou para 78,9%.

Na indústria extrativa, o Coeficiente de Exportação subiu 0,6 ponto percentual em relação ao segundo trimestre e ficou em  65,7%. Depois de duas quedas consecutivas, o Coeficiente de Penetração de Importações no setor aumentou de 49,9% no segundo trimestre para 51,4% no terceiro trimestre.

SAIBA MAIS - Acesse a página do Coeficientes de Abertura Comercial para fazer o download da pesquisa referente ao segundo trimestre e de outros períodos.

Relacionadas

Leia mais

Ampliação da importação temporária beneficiará comércio exterior brasileiro, afirma CNI
CNI inicia emissão do ATA Carnet, passaporte de mercadorias para exportação e importação temporárias
Cresce a participação dos importados no consumo nacional

Comentários