Audiências públicas discutem competição mundial de profissões que será realizada no Brasil em 2015

Evento WorldSkills Competition terá sede em São Paulo, em agosto do próximo ano, reunindo 1,2 mil jovens

O Brasil será o primeiro país do hemisfério sul a sediar a competição mundial de ocupações técnicas. Entre 11 e 16 de agosto de 2015, São Paulo sedia a WorldSkills Competition, evento no qual cerca de 1,2 mil jovens profissionais de mais de 60 países disputam medalhas em 49 profissões técnicas industriais e do setor de serviços. Nesta quarta-feira (26), parlamentares das Comissões de Educação do Senado Federal e da Câmara dos Deputados discutem os impactos que a realização do torneio pode trazer para o Brasil. Às 9h, será a audiência no Senado e, às 14h, na Câmara.

De acordo com o diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, palestrante das audiências, a expectativa é que a realização do mundial desperte o interesse dos jovens brasileiros pela educação profissional. “Foi isso que aconteceu na Finlândia quando sediou o mundial em 2005. Hoje, 50% dos jovens do país estão no ensino técnico”, conta ele, que também é membro do Conselho da WorldSkills, a entidade que realiza o torneio. No Brasil, este índice ainda é baixo: 7,8% dos estudantes do ensino médio fazem cursos técnicos de forma articulada à educação básica.

Para debater os preparativos da edição brasileira da competição, foram convidados, além do diretor geral do SENAI, o presidente da WorldSkills International, Simon Bartley, e o diretor executivo, David Hoey, o diretor de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Machado Feres, e a diretora da Divisão do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Fátima Aparecida Antônio.

​​O BRASIL NA WORLDSKILLS – Realizado a cada dois anos, é o maior torneio de educação profissional do mundo. Os melhores jovens profissionais de nível técnico com até 21 anos de mais de 50 países das Américas, Europa, Ásia e África simulam desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. O Brasil – representado por estudantes do SENAI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) – participa desde 1983 e acumula, desde então, 68 medalhas. Na última edição, realizada em Leipzig (Alemanha) em julho de 2013, o país teve seu melhor desempenho com quatro medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze.

​​Audiência Pública das Comissões de Educação e Ciência e Tecnologia
Câmara dos Deputados

Data: 26/11/2014
Horário: 9h
Local: Plenário 10 da Câmara dos Deputados

Audiência Pública das Comissões de Educação e Ciência e Tecnologia
Senado Federal

Data: 26/11/2014
Horário: 14h
Local: Na sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa do Senado Federal

 

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: A WorldSkills é muito mais que uma competição. Veja o último episódio do programa
VÍDEO: Brasil tem adversários de peso na WorldSkills 2017
Medalha na WorldSkills é importante na minha vida até hoje, diz primeiro campeão brasileiro

Comentários