Palestra do PDA orienta sobre como pagar menos tributos

Curso visa mostrar aos empresários de Mato Grosso Do Sul a melhor forma de tributação, prevista na legislação nacional

A consultora da CNI Lucilene Faria Rosa apresentou para os empresários de Mato Grosso do Sul, a palestra: como pagar menos tributos? O objetivo do curso é mostrar qual é a melhor forma de tributação, prevista na legislação brasileira. As características dos regimes tributários são Simples, Lucro presumido e Lucro real.  Fundindo a visão desses regimes tributários e a alta larga tributária, estimulando a atuação coletiva dos empresários. O evento foi realizado no âmbito do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo), por meio da CNI, Fiems e Sebrae.

Ela explicou a diferenças dos regimes, detalhando que o tributário simples é compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte, enquanto que o lucro real é o lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação fiscal. Já o lucro presumido é uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do imposto de renda e das pessoas jurídicas que não estiverem obrigadas à apuração do lucro real.

"O sistema tributário brasileiro é complexo e é necessário se unir para defender mudanças que venham a garantir maior competitividade. A ideia do curso não é tornar o empresário um especialista em tributos, mas, possibilitar que ele compreenda melhor o sistema tributário para que possa identificar oportunidades de reduzir legalmente o ônus dos impostos, e para isso é preciso conhecer e analisar o sistema tributário. Só assim o empresário poderá escolher a melhor maneira de apurar e recolher os tributos ao qual sua indústria está sujeita", declarou.

Para Luiz Fernando , 31 anos, que participou do evento, a palestra foi importante para ajuda-lo a compreender a tributação. "Pode me ajudar na visão geral na parte tributária das indústrias". Já Edson Nunes, 48 anos, destacou que pretende conhecer mais detalhes do processo de imposto.

Relacionadas

Leia mais

Fiems, CNI e Sebrae realizam em Naviraí curso sobre como pagar menos tributos
Ação Fiems inicia na Coophavila II curso de mecânica de motores a diesel
Fiems orienta empresários de Aparecida do Taboado sobre como evitar problemas trabalhistas

Comentários