Mesa-redonda do PDA aborda como alavancar a atuação dos sindicatos

Ação promoveu a discussão de boas práticas sindicais do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais

No âmbito do Avança Sindicato do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo), a Fiems e a CNI realizaram, na tarde desta sexta-feira (03/10), a mesa-redonda como alavancar a atuação dos sindicatos  para debater boas práticas adotadas por sindicato do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais.

Na ocasião, os executivos dos sindicatos sul mato-grossense puderam discutir boas práticas adotadas pelos sindicatos das Indústrias de Cerâmicas do Estado de Mato Grosso do Sul (Sindicer), pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário e Artefatos de Madeira do Estado de Minas Gerais (Sindmov-MG), que apresentaram suas experiências e mostraram para os demais representantes de sindicatos patronais.

Para a técnica PDA, Aline de Paula Cardoso, os sindicatos patronais tem como principal desafio incentivar o associativismo entre os empresários da indústria. "Por isso é importante faze-los entender que somente somando esforços, atuando de forma unida, por meio dos sindicatos, a indústria será capaz de conquistar melhorias no ambiente de negócios, multiplicando seus resultados".Para a secretária-executiva do Sinidcer e Sindmad, Alessa Castilho, a troca de experiência com sindicatos de outros estados  é fundamental. "Muitas vezes os problemas que eles enfrentam são os mesmo que enfrentamos", disse. já a secretária-executiva do Sindcal, Bárbara de Lima, destacou que a mesa-redonda agrega conhecimento. "Nos ajuda a ampliar as informações sobre como trazer mais associados, buscar mais benefícios para o sindicato oferecer às indústrias e trocar nossas experiências com outros sindicatos", acrescentou.

Já a coordenadora e articuladora do Sindmov-M.G, Cibelle Borges A. Costa destacou que o encontro com representantes e sindicatos de outros estados contribui para  o trabalho realizado pelas entidades. "Esta mesa-redonda sem duvidas agrega muito valor".

O presidente do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro, também destacou a relevância do trabalho. "Faz com que os executivos conheçam mais a fundo a sua função e com isso ajuda os sindicatos, por consequência, fazendo com que o setor seja mais competitivo", declarou. Ele também lembrou que os sindicatos tem a disposição os serviços oferecidos pela Fiems, por meio do Sesi, Senai e IEL. " Para ter um resultado melhor no trabalho da defesa de interesses". 
Já o mediador Amir Ben Kauss, considerou a oportunidade excelente. "O objetivo dessa mesa é fortalecer o trabalho dos executivos, criar um debate com eles falando de oportunidades, trazendo duas experiências nesse sentido e trabalhar com os executivos com que tipo de expectativas, que tipo de ações eles podem fazer para melhorar a sua atuação. O nível de envolvimento que senti por parte dos executivos que vieram em grande número foi muito produtivo, porque muitas sugestões foram criadas, discutidas e foram aprovadas em conjunto. O evento realmente atingiu aquilo que nós estávamos buscando e espero que essa semente que plantamos aqui com o apoio do Fiems traga resultados positivos na melhoria da atuação dos sindicatos", afirmou.

Relacionadas

Leia mais

Executivos sindicais trocam experiências em mesa-redonda
Fiems fortalece parceria com a Prefeitura Municipal de Corumbá
Fiems, CNI e Sebrae realizam em Naviraí curso sobre como pagar menos tributos

Comentários