IEL entrega prêmio de melhores práticas de estágio

Premiados passaram por uma seleção de 33 projetos que levou em conta critérios como o desenvolvimento do estudante, o acompanhamento efetivo, a qualidade da supervisão oferecida, entre outros

O cantor Gabriel o Pensador participou da premiação, em Recife

As nove empresas agraciadas com o Prêmio IEL de Estágio foram conhecidas em cerimônia na noite desta quinta-feira (16), realizada em Recife. O prêmio destaca experiências de boas práticas no desenvolvimento do estágio em instituições de pequeno, médio e grande porte. Com edições anuais desde 2007, a iniciativa tem a intenção de fortalecer a integração dos três atores principais do estágio: estudante, professor orientador, supervisor de estágio na empresa. 

O Prêmio IEL de Estágio destaca experiências de nível técnico e superior. Os nove premiados passaram por uma seleção de 33 projetos que levou em conta critérios como o desenvolvimento do estudante, o acompanhamento efetivo, a qualidade da supervisão oferecida, a interação entre o estudante e o orientador e os incentivos do ambiente de trabalho para o desenvolvimento profissional do estudante. 

Para o diretor do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Paulo Afonso Ferreira, o prêmio quer mostrar aos jovens a importância de se especializarem para terem uma carreira profissional de sucesso. “Isso é bom individualmente, mas também para melhorar a relação produtividade versus custo do trabalho. Os salários no Brasil aumentaram, mas a produtividade não acompanhou o avanço”, lembra.

GRANDE EMPRESA 

1º lugar 

Petrobras (unidade operacional Rio Grande do Norte) 
Estagiária: Natália Nógrega 
Orientador: Marcos Alyson Felipe Rodrigues

Natália Nóbrega, 23 anos, está no último semestre do curso de Engenharia de Petróleo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na Petrobras, ela atuou nas áreas de perfuração e elevação de petróleo, as mesmas em que deve se especializar ao final da graduação.“Consegui aplicar muitos conhecimentos teóricos no meu trabalho na Petrobras. Mas o estágio foi fundamental para aprender como funciona uma empresa e a me relacionar com outros profissionais”, diz. 

2º lugar 
EBM Desenvolvimento Urbano e Incorporações (GO) 
Estagiário: Rafael Crissóstomo de Pádua 
Orientadora: Maria Carolina Gomes de Oliveira 

O supervisor de estágio, o engenheiro Manoel Bruno Alves Neto, 27 anos, contou com o apio do então estagiário de engenheiro civil Rafael Crissóstomo de Pádua, 22 anos, para implantar um projeto ousado nos canteiros de obra da incorporadora. O objetivo era reduzir o atraso na entrega das construções. Para isso, os dois elaboraram um planejamento para otimizar os processos do local. Com ações focadas no dimensionamento das equipes, no controle de estoque e na melhoria da logística, eles conseguiram melhorar a produtividade do trabalho. “Pegamos uma obra que estava com 56 dias de atraso e conseguimos entrega-la com nove dias de adiantamento”, conta. 

3º lugar 
Amêndoas do Brasil (CE) 
Estagiária: Diva Silva Firmino 
Orientadora: Lucicleia Barros de Vasconcelos Torres 

MÉDIA EMPRESA 

1º lugar 
Fabio Perini (SC) 
Estagiário: Daniel Steil Alves 
Orientador: José Guedes 

2º lugar 
Nutriday (RN) 
Estagiário: Pedro Victor Granjeiro Paiva 
Orientador: Gilson Garcia da Silva 

3º lugar 
IMPSA (PE) 
Estagiário: Abner Gomes do Nascimento 
Orientador: Hugo Moura 

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS 

1º lugar 
Purofrut (RN) 
Estagiário: Jackson Soares Ferreira 
Orientador: Emerson Leandro de Melo Lopes 

2º lugar 
Motoliner (CE) 
Estagiário: Moisés de Sousa Júnior 
Orientadora: Lia Serafim 

A professora Lia Serafim, da Faculdade Maurício de Nassau, em Natal, foi a orientadora de Moisés de Sousa Júnior, que estagiou durante oito meses na empresa responsável pelo transporte de motos Honda nas regiões Norte e Nordeste. De acordo com ela, o sucesso do estágio se deu, de forma central, pelo esforço e dedicação do estudante. “De minha parte, devo dizer que todo o corpo de professores da faculdade contribuiu para que Moisés tivesse destaque. Ele é um dos nossos melhores alunos”, avalia a professora, que também é a coordenadora do curso na faculdade. 

3º lugar 
H LOG Distribuidora de Produtos Hospitalares (GO) 
Estagiária: Vanessa Stéfany Januário Dias 
Orientador: Edson Sidão de Souza Júnior 

SISTEMA INDÚSTRIA 
SENAI (RN)

Os vencedores receberam ultrabooks, notebooks ou tablets (no caso dos estudantes) e certificados e troféus (no caso dos professores e empresas). As organizações recebem ainda um selo que atesta a qualidade da iniciativa desenvolvida. Além disso, os Núcleos de Estágio do IEL dos estados vencedores em cada categoria também são premiados. 

FOTOS - Acompanhe todas as fotos do 1º Fórum IEL de Carreiras no Flickr da CNI. Acesse!

Relacionadas

Leia mais

Conheça histórias de amor e dedicação de professores do SENAI e do SESI
IEL realiza fórum sobre carreiras entre os dias 16 e 18 de outubro, em Recife
SENAI inaugura o mais moderno laboratório de soldagem da América Latina

Comentários