Executivos brasileiros participam de programa de gestão estratégica na França

Curso ocorreu no INSEAD, renomada escola de negócios do mundo, em parceria com o IEL

Mais de 30 executivos participaram da edição 2014 do curso no campus da INSEAD, em Fontainebleau

Executivos de 15 empresas brasileiras como Petrobras, Weg, Embraer e Sebrae, dentre outras, participaram na França do programa de Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais. O curso foi realizado na INSEAD, uma das principais escolas de negócios do mundo, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Foram abordados temas como liderança, o Brasil no novo cenário global competitivo, gestão de equipes de alta performance, inovação, estratégia global e multinacionais de mercados emergentes. 

Durante uma semana, os participantes tiveram aulas em período integral com sessões interativas, estudos de casos e discussões orientadas. A empresária do ramo de audiovisual Renata Gadelha, do Rio de Janeiro, participou pela primeira vez. “Um aspecto muito interessante é o domínio que os professores têm sobre o assunto e a maneira como eles passam o conhecimento pra gente. Os professores são de um nível altíssimo, fazem a gente enxergar outros pontos de uma negociação comercial”, diz. Renata voltou impressionada com a estrutura da INSEAD e a maneira como as aulas foram apresentadas. Ouça aqui.

APRENDIZADO PARA O DIA DIA - A assessora da presidência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Brasília, Renata Duarte, elogiou a diversidade de temas e de empresas. Ela ressalta que o curso também foi uma oportunidade para apresentar programas desenvolvidos pelo Sebrae. 

De volta ao Brasil, Renata garante que o aprendizado é facilmente aplicado no dia dia. “Trouxe contéudo pra ser discutido internamente, principalmente com relação ao desenvolvimento de liderança. A parte de gestão estratégica também foi muito importante, porque está bem alinhado com o trabalho que o Sebrae realiza em gestão de desempenho”, afirma. 

O consultor financeiro do Banco Modal, Rodrigo Jardim de Morais, do Rio de Janeiro, fez o curso pela segunda vez. “Participei em 2012 e foi uma experiência inspiradora. Fiz amizades e principalmente adquiri um networking que vou carregar para minha vida profissional e pessoal”, ressalta. Para Rodrigo, o fato de ser uma capacitação internacional é ainda mais motivador. Ouça aqui.

EDUCAÇÃO EXECUTIVA - O gerente executivo de Desenvolvimento Empresarial do IEL, Rodrigo Teixeira, explica que o processo de melhoria da gestão e da competitividade começa no envolvimento das lideranças empresariais. Ainda segundo ele, a educação executiva é uma área estratégica para o setor industrial. “O IEL fortalece cada vez mais essa proposta, seja com cursos de educação executiva no Brasil ou em outros países. O importante é que os participantes possam adquirir mais conhecimento e vivenciar a cultura de novos negócios”, destaca. Uma nova edição do curso na INSEAD já está confirmada para 2015. Será no segundo semestre, mas ainda sem data definida. 

INSEAD - A escola possui campi na Europa (França), Ásia (Singapura) e nos Emirados Árabes (Abu Dhabi), além de um centro de pesquisa em Israel. A INSEAD conta com 145 professores oriundos de 36 países e pesquisadores que são referência mundial em gestão e em pesquisa de ponta. A cada ano, mais de 6 mil profissionais participam dos programas de educação executiva da INSEAD. A instituição, criada em 1957, é parceira do IEL há 14 anos.

Relacionadas

Leia mais

EMBRAPII lança chamada pública para criar polos de inovação em institutos federais
Colégio SESI Internacional recebe prêmio global da Microsoft
Alunos do SENAI do Pará disputam Olimpíada do Conhecimento

Comentários