Gestão estratégica fortalece sindicatos

Vinte e um representantes de entidades sindicais da indústria participaram, no dia 11 de setembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, da palestra Gestão Estratégica do Sindicato

Vinte e um representantes de entidades sindicais da indústria participaram, no dia 11 de setembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, da palestra Gestão Estratégica do Sindicato. A ação foi uma realização da Gerência de Relações Governamentais e Sindicais da FIEB em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). “A operacionalização das estratégias contribui para o aprimoramento da gestão sindical”, destacou o presidente da FIEB Carlos Gilberto Farias, que abriu o encontro. 

Ministrada pelo consultor da CNI, Alberto Gaspar, a palestra teve como finalidade sensibilizar os líderes sindicais para a implantação de estratégias de gestão voltadas ao fortalecimento, representatividade e sustentabilidade do sindicato. “O planejamento estratégico e o plano de ação são ferramentas fundamentais para estimular o associativismo e contribuem para que os sindicatos tenham produtos, serviços e propostas para o setor. O dirigente sindical tem um papel estratégico neste contexto”, enfatizou o especialista. 

O presidente do Sindicato das Indústrias de Sabões, Detergentes e Produtos de Limpeza em Geral e Velas no Estado da Bahia (Sindisabões), Juan Lorenzo, destacou a importância de se fazer um trabalho a médio e longo prazo, de mudança da imagem do sindicato. “É preciso valorizar o sindicato como entidade de representação empresarial, dissociando a imagem exclusiva de relação trabalhista”, enfatizou. Ele ressaltou ainda a importância dos presidentes estarem atentos e participativos nas ações do Programa de Desenvolvimento Associativo. “As iniciativas servem para provocar um trabalho junto aos sindicatos para que sejam mais representativos”, completou. 

Durante o encontro, foram compartilhadas experiências e apresentadas boas práticas de gestão de sindicatos de outros estados. Wilson Andrade, presidente do Sindicato das Indústrias de Fibras Vegetais no Estado da Bahia (Sindifibras), avaliou positivamente a iniciativa. “A troca de experiências entre sindicatos contribui para multiplicar conhecimentos e indica os melhores caminhos e soluções para atrair, manter e melhor atender as empresas. A apresentação de experiências exitosas, selecionadas pela CNI, enriquece ainda mais esta possibilidade”, avaliou. 

Próximos temas 

Esta foi a segunda palestra com foco nos dirigentes sindicais. A primeira, realizada em julho, abordou os desafios do líder empresarial sindical. Para 2014 estão previstas mais três iniciativas para este púbico, dentro do Programa de Capacitação: Negociação Coletiva, Comunicação e Relacionamento com as empresas e a mesa-redonda Gestão Sindical Eficiente: como atrair e manter associados.

Relacionadas

Leia mais

5 motivos para fazer parte do sindicato do seu setor
Proposta de modernização das leis do trabalho valoriza o papel dos sindicatos e fortalece diálogo
CNI lança cartilha que incentiva regularização dos sindicatos empresariais

Comentários