Empresários debatem benefícios do associativismo

Objetivo do evento foi tratar de temas que impactam a competitividade da indústria, despertando os empresários para a necessidade de defender um ambiente de negócios mais favorável

Empresários do segmento de construção civil, calçados, panificação e laticínios participaram na última terça-feira, 26/8, no auditório do Hotel Iu-á, em Juazeiro do Norte, do evento Diálogos sobre a competitividade: como construir uma indústria forte?. O evento contou também com a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Barbalha, Alysson Uchôa de Carvalho.

O objetivo foi promover o debate entre empresários acerca de temas que impactam a competitividade da indústria, despertando-os para a necessidade de se unirem na busca por novas formas de atuar para defender um ambiente de negócios mais favorável.

O evento faz parte das atividades do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que contou, também, com o apoio da Casa da Indústria de Juazeiro do Norte.

O debate foi mediado pelo consultor da CNI, Amir Ben Kaus, que convidou a compor a mesa os empresários Douglas Mariano Marçal, da Congraf Embalagens, associado ao Sindgraf de São Paulo, e Patricia Neri Coelho, da Construtora Raimundo Coelho (CRC), associada ao Sinduscon/CE. Os empresários relataram suas experiências na gestão de suas empresas e as alternativas encontradas, por meio do associativismo, para a superação de desafios.

Para o consultor Amir Ben Kaus, o associativismo contribui para o desenvolvimento do setor industrial: “Quanto mais representativo for o sistema, melhor será sua capacidade de defender a competitividade da indústria”.

Patricia Coelho abriu os debates relatando a história da CRC e a importância de estar associada ao Sinduscon/CE. “O associativismo permeia a organização, a troca de experiência, e isso nos leva ao crescimento.” Em seguida, Douglas Marçal mostrou os resultados de um estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) sobre o setor gráfico no Brasil e estratégias utilizadas por sua empresa, Congraf, por meio do associativismo, para superar os desafios enfrentados na atualidade pelo setor gráfico.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e de Vestuários de Juazeiro do Norte e Região (Sindindústria), Antônio Mendonça, destacou a importância do sindicato, e disse que muitos dos problemas enfrentados por suas empresas são comuns às demais, podendo ser superados por meio da ação coletiva e da oportunidade que os empresários tem de participarem de feiras e missões que contribuem para construção de uma indústria forte.

Relacionadas

Leia mais

FIEC participa do Diálogo sobre a Competitividade

Comentários