Curso esclarece regimes tributários a sindicatos

Objetivo da capacitação é discutir regimes tributários previstos na legislação brasileira como o Simples, lucro presumido e lucro real

Oito sindicatos patronais e 57 participantes. Esses foram os números positivos do curso “Como pagar menos tributos?”, promovido durante o mês de agosto pela Unidade Sindical da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), em Maceió e Arapiraca. A ação é uma parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A capacitação tem como objetivo discutir regimes tributários previstos na legislação brasileira como o Simples, lucro presumido e lucro real. A iniciativa também visa sensibilizar os participantes quanto aos impactos que a complexidade do Sistema Tributário Brasileiro e a alta carga tributária geram sobre a competitividade do setor, estimulando a união dos empresários, com o apoio dos sindicatos.

Participaram do curso “Como pagar menos tributos?”, em agosto, os sindicatos das indústrias Cerâmica (Sindicer); Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico (Sindmec); de Beneficiamento de Mármore e Granito (Simagral); de Extração Mineral (Sindmineral); de Construção Civil (Sinduscon); de Panificação e Confeitaria (Sindipan); Gráfica (Singal); e de Marcenaria, Móveis e Esquadrias (Sindmarc).

A iniciativa contou com dois renomados facilitadores. Alexandre Andrade da Silva bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), possui pós-graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Além disso, possui experiência em tributos federais, estaduais e municipais.

Vicente Sevilha é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Francisco, possui especialização em Criação de Negócios de Alto Crescimento pela Babson College, Boston, Massachusetts, EUA. É mestre em Gestão da Qualidade pela Pontifícia Universidad Católica Argentina e sócio da Sevilha Contabilidade, tendo ganhado o prêmio de empresário do ano em 2012 pelo jornal O Estado de São Paulo e Best Brazilian Tax Consultant 2013 pela publicação inglesa World Finance.

Agenda – O tema do próximo curso a ser promovido pelo PDA será “Como prevenir problemas ambientais?”. Já estão confirmadas duas turmas, nos dias 10 e 11 de setembro. Outras informações, pelo telefone (82) 2122-6950.

Relacionadas

Leia mais

PDA aborda competitividade
Seis em cada dez empresas multinacionais brasileiras sofrem dupla tributação

Comentários