Atleta paraolímpica Ádria dos Santos anuncia fim da carreira em Belém

"É um grande prazer encerrar minha carreira aqui em Belém e correr a última prova. Adorei a cidade, todos são encantadores", afirmou a atleta paraolímpica

Pintando as unhas durante a 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI, que acontece até domingo (14), em Belém, a atleta Ádria dos Santos foi entrevistada no ‘Espaço Bem-Estar’ do SESI Ananindeua com um largo sorriso no rosto e anunciou logo no início da entrevista que vai encerrar a carreira de 26 anos dedicados ao esporte. 

‘É um grande prazer encerrar minha carreira aqui em Belém e correr a última prova. Adorei a cidade, todos são encantadores', disse. Na sexta-feira (12), Ádria correu o revezamento 4x100 metros na prova de atletismo feminino na pista de corrida do Estádio Olímpico do Pará. Ela ajudou a equipe da empresa Tupy, de Santa Catarina, a se classificar para a próxima fase da competição. Logo após, também correu os 1.500 metros livres. 'Mas foi só para cumprir tabela porque a prova é muito desgastante e queria somente pontuar”, explicou ela. Essa foi a última prova dela como atleta profissional. 

Ádria foi entrevistada no espaço Bem-Estar do SESI Ananindeua

Em mais de 26 anos de carreira, Ádria se tornou uma das maiores atletas paraolímpicas do Brasil. Ela participou de seis jogos olímpicos e conquistou 13 medalhas no total, isso sem contar nas 12 participações em Jogos Nacionais do SESI. 

Foi uma vida dedicada ao esporte, mas também dedicada à superação. A atleta nasceu com deficiência visual e até os 18 anos tinha apenas 10% da sua visão. Hoje ela enxerga apenas um clarão. Mas as adversidades da vida nunca foram um empecilho. 'Tudo o que conquistei foi através do esporte. Conheci pessoas legais, culturas diferentes. Então sou muito grata ao esporte. Além disso, ele também me proporcionou uma qualidade de vida melhor e, principalmente, ter disciplina em tudo que eu faço', destacou. 

PLANOS - Mas não pense que a atleta vai se aposentar do esporte de vez. Em Joinville, cidade onde reside, Ádria abriu uma loja de suplementos para atletas que leva o seu nome, a 'Ádria Santos Esporte Fitness'. Além disso, ela criou um grupo de corrida de rua para ajudar os atletas amadores. A dedicação e a força de vontade para vencer no esporte também deram a ela o nome da prova de corrida de rua mais famosa da cidade: a 'Corrida Ádria dos Santos'. Mesmo com tantas responsabilidades, a atleta ainda encontra tempo para cuidar da família e se dedicar ao trabalho na cidade. 

Com a missão de dever comprido, ela espera agora que o esporte possa transformar a vida de outras pessoas com necessidades especiais. 'A deficiência te limita, mas não te impede de lutar pelos seus objetivos. Se eu consegui, outras pessoas conseguem também', finaliza. 

OS JOGOS - Mais de 1.200 atletas de 200 empresas de todo o país participam da 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI, em Belém. As provas, em dez modalidades, começaram na quarta-feira (10) e seguem até domingo no SESI Almirante Barroso, SESI Ananindeua e no Estádio Olímpico do Pará. Acompanhe todas as notícias sobre os Jogos Nacionais do SESI na página da competiçãoAcesse as fotos no Flickr

Relacionadas

Leia mais

Jogos Nacionais do SESI mostram a importância de investir na qualidade de vida do trabalhador
Belém será a sede da próxima edição dos Jogos Nacionais do SESI
Confira as principais fotos dos Jogos Nacionais do SESI 2013

Comentários