Porque escolher Engenharia Têxtil?

Para saber mais sobre algumas profissões, confira no Jornal Mural, a partir desta semana, informações e dicas dos cursos de graduação que o SENAI CETIQT oferece

“O que devo levar em conta na hora de escolher uma profissão: o curso, a faculdade, o mercado, o que realmente gosto, quanto vou ganhar...?” Essas são apenas algumas das dúvidas de quem procura uma formação profissional.

Para saber mais sobre algumas profissões, confira no Jornal Mural, a partir desta semana, informações e dicas dos cursos de graduação que o SENAI CETIQT oferece.

Engenharia Têxtil

O que é

É o ramo da engenharia voltado para a fabricação e tratamento de fibras, fios e tecidos, atendendo aos mais variados segmentos da indústria têxtil e de confecção. Os segmentos da cadeia de produção têxtil são: fiação, tecelagem, malharia, beneficiamento de tecido e confecção. 

O que faz um engenheiro têxtil

O engenheiro têxtil projeta as instalações, os equipamentos e as linhas de produção de tecelagens e indústrias de confecção de roupas. Controla custos, processos industriais, como estamparia, tingimento, corte e costura, bem como a qualidade da matéria-prima e do produto final. Coordena o trabalho de operários e técnicos para concretizar os projetos de estilistas e designers. Com conhecimentos de marketing, pode também assessorar e orientar clientes.

Mercado

As principais áreas de trabalho são as de processos químicos e bioquímicos, polímeros e nanotecnologia, além de gestão estratégica, financeira e de mercado. O profissional encontra, ainda, oportunidades no controle de qualidade de produtos importados. Rhodia, Tavex, Hering, Marisol e Santa Constância são alguns dos tradicionais empregadores desse engenheiro. 

Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias.

No contexto nacional

A indústria têxtil nacional passa por um período de atualização tecnológica e, portanto, reformulação das competências técnicas dos trabalhadores. As empresas investem em automação e produtividade e na formação de pessoal com novas competências e habilidades. Ao mesmo tempo, o governo federal cria medidas tarifárias e de incentivo à indústria nacional. 

Relacionadas

Leia mais

MEC atribui conceito de excelência ao curso de Engenharia Têxtil do SENAI CETIQT
Representantes da cadeia têxtil e da moda se reúnem para discutir caminhos para a inovação
VÍDEO: Canal Futura mostra inovação que gera empregos na indústria têxtil

Comentários