PDA: Como pagar menos tributos

Pesquisa realizada pela CNI entre os empresários brasileiros mostra que o fator que mais compromete a competitividade da indústria nacional é a tributação

Pesquisa realizada pela CNI entre os empresários brasileiros mostra que o fator que mais compromete a competitividade da indústria nacional é a tributação. Para debater sobre a melhor forma de melhorar o desempenho tributário das empresas, a FIEMG, CNI e Sebrae promoveram no dia 05/08, na FIEMG, o curso “Como pagar menos tributos?”, dentro do PDA – Programa de Desenvolvimento Associativo. O curso reuniu cerca de 30 empresários e representantes de empresas industriais e foi ministrado pelo bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Andrade da Silva. 

O palestrante lembrou que o PDA é desenvolvido pela CNI e as Federações das Indústrias desde 2007 e tem por objetivo reforçar a importância do associativismo para melhorar o ambiente de negócios. “A ação coletiva é essencial para a competitividade e ainda aumenta o poder de representação junto aos órgãos do governo”, destacou. 

Alexandre Andrade da Silva ministra o curso em todo o país. Segundo ele, a iniciativa caracteriza os principais regimes tributários previstos na legislação brasileira - Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real -, de forma que os participantes possam avaliar qual deles é mais adequado e econômico para suas empresas. O curso também sensibiliza quanto aos impactos que a complexidade do Sistema Tributário Brasileiro e a alta carga tributária geram sobre a competitividade da indústria, estimulando a união dos empresários com apoio dos sindicatos para alterar essa realidade.

Relacionadas

Leia mais

Programa de inclusão digital é extinto e tributos sobem em dezembro
Curso na Fiemt orienta indústrias a como pagar menos tributos
Redução da burocracia e simplificação de tributos estão entre prioridades da pauta legislativa da indústria em 2015

Comentários