Paraná terá três competidores top one na Olimpíada do Conhecimento

Com o resultado, competidores dessas modalidades ganharam o título de “top one”, e já têm uma vaga garantida na eliminatória para a etapa internacional, a WorldSkills

Eletrônica industrial, tecnologia da moda e carpintaria de telhados são as três modalidades nas quais o Paraná obteve destaque nas últimas edições da Olimpíada do Conhecimento, maior torneio de educação profissional das américas. Com o resultado, competidores dessas modalidades ganharam o título de “top one”, e já têm uma vaga garantida na eliminatória para a etapa internacional, a WorldSkills. 

A Olimpíada será realizada entre 3 e 6 de setembro, em Belo Horizonte. Com sete vezes mais inscritos do que na primeira edição (2001), em 2014 a disputa contará com mais de 800 competidores e deve atrair cerca de 300 mil visitantes ao Expominas, na capital mineira. Os competidores saíram de cursos profissionais das escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e dos Institutos Federais de Tecnologia – esses últimos, pela primeira vez, farão parte das provas. 

Durante os quatro dias da disputa, os competidores realizarão tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia do mundo do trabalho. Seu desempenho estabelece o padrão de excelência das práticas das 58 ocupações e serve para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de educação. 

Isabelle Pariz é a competidora paranaense “top one” na modalidade de tecnologia da moda. Ela tem intercalado seus treinamentos entre Paraná e Pernambuco, estado do outro aluno “top one” da modalidade. Isabelle conta que esses treinamentos têm contribuído para complementar sua formação. “Estou tendo a oportunidade de me especializar em algumas áreas, com cursos complementares, que acrescentarão muito à minha formação e futuramente, à minha vida profissional”, destacou a competidora. 

WORLDSKILLS - Mais de 800 jovens de todo o Brasil participarão da Olimpíada do Conhecimento, que está na sua oitava edição. A competição colocará em disputa os melhores jovens de 58 profissões técnicas ligadas à indústria e ao comércio. 

Os dois melhores colocados na etapa nacional irão concorrer a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills, que em 2015 acontecerá em São Paulo. No caso das ocupações que contam com alunos “top one”, a disputa será entre ele e o 1º colocado da nacional. 

Relacionadas

Leia mais

Skank abre a programação da Olimpíada do Conhecimento em Belo Horizonte
Estrutura que abrigará Olimpíada do Conhecimento, em Belo Horizonte, já está pronta
Olimpíada do Conhecimento é oportunidade para jovens conhecerem vantagens da educação profissional

Comentários