Encontro aborda gestão, comunicação e marketing para os sindicatos

O PDA é promovido pelo Sistema FIERN e desenvolvido em parceria com a Confederação Nacional da Indústria

No segundo dia de atividades do 8º Encontro de Gestores promovido pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), do Sistema FIERN, presidentes de Sindicatos ligados a FIERN trataram sobre três áreas específicas e de impacto direto na atuação dos executivos para o fortalecimento das entidades sindicais: gestão, comunicação e marketing. O PDA é promovido pelo Sistema FIERN e desenvolvido em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Amaro Sales, destaca a integração dos dirigentes em eventos como este para a renovação de ideias. E reiterou a missão da missão assumida no início de sua gestão de maior aproximação e abertura junto aos Sindicatos. “Mapear o Rio Grande do Norte com o nome da indústria é o desafio de nossos gestores, de estar com a indústria onde a indústria estiver”, enfatizou o presidente, durante o encerramento do evento. 

Sales também relembrou a trajetória à frente da FIern e agradeceu o apoio de presidentes e executivos que participam da imersão. “Estes foram três anos de busca e empenho por um Rio Grande do Norte melhor, este era o meu desejo quando assumi em outubro de 2011 e o legado que deixamos é o Mais RN”, afirmou. 

Durante a tarde, foram realizadas duas palestras. A primeira tratou sobre a “Comunicação e relacionamento com as empresas”, ministrada pelo consultor da CNI, Marcelo Minutti, O consultor apresentou ferramentas, como mídias convencionais e redes sociais, além de estratégias de gestão de comunicação que permitam atingir, manter e desenvolver clientes. “O relacionamento com as empresas legitima a atuação sindical é preciso afinar a comunicação”, enfatizou Minutti. 

Em seguida, o consultor de mercado, Mário Persona, abordou a necessidade de aderir a “cultura da mudança e abandonar a zona de conforto”, para se adaptar a evolução do mercado e das empresa, no âmbito da palestra “Marketing de Relacionamento”. 

“Esse evento foi feito para que os Sindicatos se fortaleçam e é preciso se adaptar as novas tendências. É preciso a reflexão: Será que os empresários querem sindicatos? Eles querem o benefício, os resultados que os Sindicatos possam oferecer, eis o desafio: se adequar as novas demandas”, disse Persona. 

Para isso, pontua o consultor, é preciso entender como os empresários percebem e o Sindicato, planejamento estratégico, investir em modernização, para dar agilidade nos atendimentos e ainda ter ações voltadas para valores.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: IEL já capacitou mais de 245 mil gestores e executivos no Brasil
Empresários e gestores participam de curso sobre legislação trabalhista e gestão de pessoas
Empresas terão clima organizacional do Vale do Silício daqui a 10 ou 15 anos, diz doutor em comunicação

Comentários